Como engajar clientes nas redes sociais? Confira 5 dicas para envolver seu público e atrair oportunidades

Se você possui uma empresa e deseja atrair mais clientes, é praticamente impossível ignorar o uso das redes sociais.

É muito importante marcar presença nesses espaços, como Facebook, Instagram e Twitter e até mesmo o YouTube, de modo a fazer com que a sua marca alcance mais pessoas, se posicione como autoridade e construa um relacionamento de longo prazo com a sua audiência.

Só que não basta apenas criar um perfil para a sua empresa e fazer postagens esporádicas no feed. É necessário adotar algumas técnicas de engajamento para que o seu público online se envolva com seus conteúdos e interajam com a marca.

Ou seja, uma boa estratégia de social mídia deve ir além da busca por número de seguidores; deve-se focar também em engajar os seguidores que a sua página já possui.

Para que você possa entender melhor sobre isso, elaboramos este artigo que vai explicar o que é engajamento de clientes e quais as vantagens do engajamento do cliente para o seu negócio.

Convidamos você a prosseguir com a leitura para conferir também algumas dicas e técnicas de como engajar clientes nas redes sociais e fortalecer o relacionamento com a sua audiência:

  1. Escolha o melhor horário para fazer suas postagens;
  2. Produza vídeos curtos sobre assuntos relacionados ao seu negócio;
  3. Faça perguntas e incentive o público a comentar nas suas publicações;
  4. Faça enquetes nos stories do Instagram;
  5. Utilize elementos regionais.

O que é engajamento de clientes nas redes sociais?

Em linhas gerais, o engajamento pode ser definido como o nível de envolvimento e interesse que as pessoas costumam ter com determinado assunto.

No caso das redes sociais, o conceito de engajamento tem a ver com o envolvimento ativo dos seus seguidores com as suas publicações.

Trata-se de um indicador de desempenho que revela se os conteúdos que você publica na sua página estão sendo capazes de despertar o interesse do seu público a ponto de eles se envolverem por meio de comentários, curtidas, compartilhamentos, cliquem em algum link, menções, etc.

O engajamento se refere à relação entre o alcance dos seus posts e as impressões deixadas pelos seguidores.

Quanto maior for o engajamento, mais eficaz tende a ser a comunicação da marca com o público, pois mostra que ele realmente foi impactado a ponto de realizar algum tipo de interação com as suas postagens.

Leia também: Como divulgar minha loja virtual no Facebook e outros canais online

Quais são as vantagens do engajamento do cliente nas redes sociais?

Muitas empresas que criam um perfil nas redes sociais caem no equívoco de acreditar que o mais importante é fazer o número de seguidores crescer.

De fato, quanto mais seguidores a sua página tiver, maior tende a ser o alcance das suas publicações. No entanto, de nada adianta se esses seguidores se envolverem pouco com os seus conteúdos.

Nesse sentido, é importante também se preocupar com o engajamento do público que você já tem. Isso porque esse é um bom indicador para entender a eficácia da sua mensagem e da sua estratégia de comunicação nas redes sociais.

Além disso, outra vantagem importante do engajamento é que ele serve como um termômetro das ações de marketing da empresa.

Quanto maior o engajamento dos seus clientes, mais seguidores e oportunidades de negócio você consegue atrair.

Veja também: Como anunciar no Twitter? Guia para lançar sua campanha!

Como engajar clientes: 5 técnicas de engajamento para redes sociais

Agora que você já sabe o que é engajamento e suas vantagens, é hora de descobrir como engajar clientes a partir de 5 dicas e técnicas valiosas.

1 - Escolha o melhor horário para fazer suas postagens

A primeira dica de como engajar clientes nas redes sociais consiste em se atentar aos horários em que há um maior fluxo de usuários. Dessa forma, as suas publicações vão obter um alcance maior.

Este infográfico do blog CinchShare traz algumas dicas dos melhores horários para publicar em diversas redes sociais, mas fique atento: estude com cuidado as suas plataformas sociais e verifique se este são mesmo bons momentos para atrair seu público:

2 - Produza vídeos curtos sobre assuntos relacionados ao seu negócio

Os conteúdos em vídeo para as redes sociais tendem a gerar um maior engajamento. Sendo assim, procure produzir vídeos curtos sobre dicas rápidas e curiosidades que tenham a ver com as soluções que a sua empresa oferece.

3 - Faça perguntas e incentive o público a comentar nas suas publicações

Na legenda dos seus posts, estimule seus seguidores a comentarem sobre o tema da publicação por meio de perguntas diretas ou indiretas, convidando-os para uma reflexão.

4 - Faça enquetes nos stories do Instagram

Uma das ferramentas mais interessantes que o Instagram disponibiliza para os usuários são as enquetes nos stories. Essa é uma maneira de fazer com que seus seguidores sejam ouvidos e gerar um maior engajamento com a sua página.

Não sabe como fazer enquetes no instagram? Então, confira estas dicas da canal Mirante Virtual:

Saiba mais: Como divulgar minha loja virtual no Instagram: Confira 5 Dicas essenciais!

5 - Utilize elementos regionais

Faça publicações referenciando elementos da região em que a sua empresa atua. Isso tende a gerar uma maior identificação por parte do seu público, fazendo com que eles se engajem mais nesses posts por meio de comentários, reações e compartilhamentos.

Essas são as nossas principais dicas de como engajar clientes. Implemente essas dicas nas redes sociais da sua empresa e se comunique com seu público de maneira mais eficaz.

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