Como divulgar minha loja virtual em 6 passos

Como divulgar minha loja virtual?”.

Começou um novo negócio ou já está há um tempo no mercado e quer migrar para as vendas no mercado digital?

Então, a pergunta acima deve estar entre suas dúvidas sobre a divulgação de loja virtual.

Além do planejamento financeiro, aprender como divulgar vendas pela internet é essencial para conseguir deslanchar o seu e-commerce.

Estar em um nicho de mercado que você conhece ou que está disposto a conhecer e entender as necessidades desse público-alvo são etapas importantes desse processo.

Quando se trata do público-alvo potencial de clientes, um e-commerce pode atingir três tipos diferentes:

  • quem já comprou na sua loja virtual ou já conhece sua marca;
  • quem está querendo o produto que você vende;
  • quem você gostaria que conhecessem seu produto.

Para chegar nessas pessoas em diferentes estágios da jornada de compra é importante planejar como divulgar sua loja virtual.

Neste post reunimos seis dicas de divulgação na internet para te ajudar. Confira!

6 maneiras de como divulgar minha loja virtual

Quando se trata de divulgação existem muitas ações que você pode fazer online, controlando os custos relacionados ao investimento. Confira o que você pode fazer para divulgar seu e-commerce:

1. Tenha uma estratégia de e-mail marketing

Para fazer uma compra em um e-commerce, o e-mail é o principal contato que o cliente fornece.

Até quem ainda não comprou pode entrar na sua lista de e-mails para receber um desconto para sua primeira compra.

A partir daí, você pode aproveitar essa base de contatos para criar uma estratégia de e-mail marketing.

O objetivo principal é criar um fluxo de e-mails constante e relevante. Crie e-mail com diferentes temas: promoções, conteúdos, lançamentos, novas marcas e outras novidades que podem atrair os clientes para o seu e-commerce.

Existem muitas ferramentas gratuitas de e-mail marketing com as quais você pode começar a divulgar sua loja virtual como Mailchimp, Mailjet e SendinBlue.

2. Esteja nas redes sociais

Parece uma dica de como divulgar minha loja virtual óbvia, mas estar nas redes sociais é realmente estratégico atualmente.

As redes sociais são excelentes canais de divulgação. Então aproveite os recursos de cada uma para valorizar os seus produtos e o relacionamento com os clientes.

O Instagram é uma rede 100% visual, então invista em postagens de fotos e vídeos — especialmente nos Stories e no formato Reels.

Dependendo do seu público, o Facebook pode ser muito útil também. Existe uma página chamada Facebook para Empresas com várias dicas para os empreendedores aproveitarem ao máximo os recursos da rede para vender. Vale conferir.

Além dessas redes também existe o Tik Tok, Pinterest, Linkedin e outras que podem ser canais estratégicos para o seu negócio.  Pesquise o perfil do seu público e descubra em quais ele está mais presente.

3. Otimize o seu site para SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization que quer dizer otimização para mecanismos de busca, um conjunto de técnicas que permite que os mecanismos de busca posicionem melhor o seu site.

Essas técnicas também são válidas para e-commerces e também contribuem para divulgar uma loja virtual.

Para isso, você vai usar palavras-chave que são os termos mais usados para pesquisar sobre seus produtos.

Com essas palavras, você vai criar títulos completos e atrativos, descrições detalhadas do produto, imagens otimizadas com tamanho e nomeação correta, URL amigável, etc.

Aprenda mais sobre esse tema no post: SEO no e-commerce: 6 dicas de como atrair tráfego e gerar mais vendas?

4. Invista no marketing de conteúdo

Se o seu propósito é aprender como divulgar sua loja virtual não basta apenas estar nas redes sociais certas.

Além disso, é preciso criar conteúdo atual e relevante para gerar interesse em seus potenciais e também nos atuais clientes do seu negócio.

As próprias ferramentas das redes sociais podem ajudar nessa variação e nos objetivos de divulgação.

Vídeo divertidos, carrossel de fotos com detalhes do produto, vídeo mostram X maneiras de usar um produto, etc. Você também pode tirar dúvidas frequentes, seja através de vídeo ou textos.

Quer mais ajuda para fazer seu planejamento? Salve a leitura do post: Marketing de conteúdo para e-commerce: saiba como começar!

5. Invista em publicidade paga

Até a dica anterior falamos de ações gratuitas de como divulgar minha loja virtual. Por isso, agora você pode separar uma parte do seu orçamento para investir em publicidade paga.

O Facebook Ads, por exemplo, engloba as redes Facebook e Instagram. Então, os anúncios de posts patrocinados podem incluir as duas plataformas ou você pode escolher em qual vai investir.

A principal vantagem é o controle de custos, pois você pode definir quanto vai investir e ainda ver uma previsão do alcance (quantas pessoas podem ser impactadas) do anúncio.

Outro canal estratégico para e-commerces é o Google Ads, que é a plataforma de anúncios Google para colocar seu site em destaque nas buscas por termos relacionados a sua área de venda.

Já falamos aqui no blog sobre: Google Ads e Mercado Livre: como criar anúncios, principais modelos e vantagens do investimento. Vale salvar a leitura para depois.

Confira no vídeo abaixo erros clássicos de iniciantes que você deve evitar no Google:

6. Faça parcerias com outras marcas

Que tal unir forças com outras marcas de um segmento complementar ao seu para divulgar sua loja virtual?

Fazer parcerias é uma maneira simples de crescer e se tornar conhecido por outras pessoas no mercado.

Juntas, as empresas podem criar ações promocionais, promover eventos online, dar descontos em compras casadas, oferecer brindes, etc.

Priorize parcerias com marcas que também estão investindo no digital, tem um posicionamento legal e que prestam um bom serviço.

Gostou das dicas de como divulgar sua loja virtual?

Agora você já tem vários caminhos para colocar em prática e aprender como divulgar sua loja virtual de maneira estratégica.

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