Como descrever um produto para seu e-commerce

A descrição do produto é o texto que apresenta as características técnicas e funcionais do que está sendo vendido. São textos bem escritos, objetivos e claros que ajudam a aumentar as vendas no e-commerce. Mas então como descrever um produto para venda?

A tarefa de como descrever um produto não é complicada, mas precisa de atenção. Ainda mais quando se cadastra vários produtos de uma vez na loja virtual.

Aparentemente, parece apenas uma tarefa mecânica, mas é muito estratégica para que suas páginas de produtos sejam encontradas e clicadas.

Quer aprender tudo sobre como descrever um produto? Confira as dicas abaixo sobre tudo que não pode faltar e como fazer da forma mais eficiente.

O que é a descrição de um produto?

A descrição de um produto são os textos que explicam o que é, as características e como funciona um determinado produto ou serviço.

Se você vende um serviço online, também é importante criar uma descrição atrativa e que explique o que você oferece e os problemas que resolve.

Exemplo de descrição de um produto no Mercado Livre.

O principal para descrever um produto da melhor forma é pensar em quais são as principais características que o cliente deseja saber antes de comprar.

Dessa forma, cada categoria de produto pode ter uma dinâmica diferente para atender a esses requisitos de forma criativa e atraente.

Continue lendo e saiba o que não pode faltar na hora de descrever um produto para venda online.

Como descrever um produto para venda?

Para te ajudar a cadastrar seus produtos da forma certa, sem precisar de retrabalho, reunimos abaixo as principais características de uma página de produto que devem ser preenchidas.

Confira o que não pode faltar na descrição do produto:

1. Foto

O primeiro detalhe que os usuários veem quando acessam uma página do seu e-commerce é a foto, ou melhor, as fotos porque mostrar o produto nunca é demais.

O celular acima, por exemplo, poderia ter apenas duas imagens: uma da parte da frente da tela e outra da parte de trás. Mas também tem fotos do celular de perfil de ambos os lados. E essa mesma dinâmica segue para mostrar outras opções de cores.

Para conseguir fotos variadas e de qualidade acesse o site do fornecedor, pois é uma fonte garantida para encontrar imagens bem feitas.

DICA: nunca coloque fotos de baixa qualidade ou pixeladas na página dos seus produtos. É um verdadeiro “espanta cliente”, pois é difícil alguém investir na compra de algo que não vê com clareza.

Lembre-se que o cliente está vendo o produto online e quer total garantia de que todos os atributos que ele deseja são atendidos.

2. Título do produto

O segundo detalhe importante de como descrever um produto é o título que descreve o que é o produto que o usuário está vendo nas fotos.

Dê prioridade no título para a palavra-chave principal que os clientes usam na hora de pesquisar seu tipo de produto.

No exemplo acima, ao invés de colocar “Smartphone Samsung” que seria algo totalmente genérico, o vendedor descreve:

  • o modelo (Galaxy A31);
  • a capacidade de memória (128GB);
  • a cor (Prism crush white);
  • o processador (4 GB RAM).

Na categoria de smartphones, esses detalhes são relevantes e os usuários realmente levam em consideração. Não é só o preço!

Se a descrição do produto fosse de uma peça de roupa, por exemplo, os detalhes seriam:

  • tipo de peça: calça, blusa, top, casaco, camisa, etc;
  • modelo: jogger, skinny, reta, ciganinha, de botão, gola alta, etc;
  • material: jeans, linho, moletom, brim, viscose, lycra, etc;
  • cor: lisa, estampada, etc.
Exemplo de descrição de um produto em um e-commerce de moda.

3. Descrição

A descrição é a parte como descrever um produto onde você pode colocar a criatividade para trabalhar. É o momento de ganhar o usuário!

Ele já viu e sabe o que é o produto, mas quer mais informações sobre as características técnicas do produtos, outros atributos, acessórios e benefícios que ele agrega.

DICA: para facilitar a leitura, escreva em tópicos. Assim, você evita blocos que texto que são menos convidativos à leitura.

Leia também: ➤ MELHORES dicas para descrição de anúncio no Mercado Livre.

4. Detalhes específicos

Algumas categorias de produto exigem um detalhamento maior na descrição, pois a informação é importante para a decisão de compra.

Os produtos eletrônicos são um exemplo dessa categoria já que as especificações dos produtos são mais detalhadas.

Na categoria de Moda (vestuário, calçados, acessórios) também é interessante detalhar opções de cores, as medidas em centímetros de cada tamanho da grade para facilitar a comparação, o material da peça, o modelo, tamanho do salto, etc.

5. Preço e frete

Por fim, preço e frete também são informações para não esquecer na hora de como descrever um produto.

O preço sempre fica em destaque no layout das página de produto. Se a sua plataforma de e-commerce oferecer essa opção, inclua a opção de parcelamento.

Também é importante que o layout inclua uma caixa para cálculo do frete, pois o valor da entrega também terá um papel determinante na decisão de comprar ou não.

Por que a descrição do produto é importante?

Aprender como descrever um produto para venda é importante porque:

Atrai o interesse do cliente

Quando o cliente abre a página de um produto e começa a ver as fotos, ler as informações do título, da descrição, calcula o frete, mais atraído e propenso a comprar ele fica.

Tudo isso é importante para a decisão de compra final, pois só investimos nos e-commerces que são confiáveis e que respondem as informações principais.

Aumenta as chances de aparecer melhor nas pesquisas

O Google é o principal buscador onde os usuários fazem suas pesquisas iniciais sobre aquilo que desejam comprar.

O algoritmo do site faz a leitura das páginas através de palavras-chave no título e na descrição dos produtos para posicioná-la nos resultado das buscas.

Daí a importância de criar um título objetivo e uma descrição atraente com variações da palavra-chave principal para subir no posicionamento do site.

Mostra o profissionalismo da loja virtual

Vender online é uma estratégia vantajosa atualmente, mas a concorrência está mais alta. E isso exige que os empreendedores seja ainda mais profissionais.

Cuidados simples como descrever um produto corretamente, fornecendo todas as informações mostra o cuidado com o seu negócio e seus futuros clientes, reforçando a confiança necessária para fechar uma venda.

Gostou das dicas como descrever um produto?

Agora que você sabe como organizar as descrições dos produtos no seu e-commerce pode se dedicar a outras áreas como o controle de estoque dos itens mais vendidos.

Precisa de crédito para fazer a compra do próximo lote? A GYRA+ ajuda você a conseguir um empréstimo online em até 24 horas.

Solicite uma proposta de crédito sem compromisso e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.