Como dar desconto no Mercado Livre e fechar mais vendas

Mercado Livre 28 de Set de 2018

Quem compra na internet hoje pesquisa muito antes de decidir levar um produto. De olho nesse comportamento, oferecer benefícios ao cliente pode ser uma boa estratégia.

Mas qual vantagem será mais atrativa aos olhos do cliente?

Neste post vamos te ensinar como dar desconto no Mercado Livre e a usá-lo de maneira estratégica para a chamar a atenção do seu público-alvo.

Como dar desconto no Mercado Livre

Os vendedores do Mercado Livre tem disponível uma ferramenta para que permite criar descontos de acordo com o objetivo selecionado ao montar uma promoção.

No seu painel central do Mercado Shops, basta acessar o menu de Operações > Promoções. Em seguida, selecione um dos anúncios disponíveis, a data de início e fim da campanha e o benefício que você oferecerá. Simples não é?

Essa promoção ficará em destaque na sua página principal do Mercado Livre e aparecerá em listas, páginas de produtos e de produtos relacionados.

Os produtos ainda aparecem com um selo promocional que destaca o desconto oferecido, tornando a promoção ainda mais atrativa visualmente.

Esta ferramenta está liberada para todos os nossos usuários do plano Profissional do Mercado Shops.

Leia também: 5 dicas de como ser um vendedor de SUCESSO no Mercado Livre.

Tipos de desconto

Entendido este primeiro passo, vamos detalhar os tipos de desconto para que você possa conhecer e dar desconto no Mercado Livre com mais segurança.

Desconto de frete grátis

Você sabia que o motivo principal para o abandono de carrinhos de compras em lojas online é o valor do frete?

Na maioria das vezes o cliente se empolga com o produto, mas esquece de considerar o valor do frete no preço final. E isso acaba gerando um, descontentamento e consequente desistência da compra.

É por isso que o frete grátis no Mercado Livre é uma ótima estratégia para atrair o interesse e a atenção dos clientes para seus produtos.

Escolha datas comemorativas especiais como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, Dia das Crianças ou selecione periodicamente seus produtos mais clicados para colocar este benefício.

Descontos por quantidade

Vende itens unitários muito baratos? Ofereça kits desses produtos para chamar a atenção do seu público.

Crie kits atrativos, com variedades ou com volume atrativo compatível com a necessidade de uso do cliente.

Essa categoria é famosa pelo “Leve 3 Pague 2”, mas a quantidade pode se adaptar a sua necessidade de venda e até ao feedback dos clientes que podem deixar insights interessantes para aproveitar como oportunidade de dar desconto no Mercado Livre.

Descontos por porcentagem

Essa opção também é bastante utilizada por lojistas online e offline. O bom e velho desconto funciona, mas também precisa ser bem planejado.

Estude suas margens para conseguir criar descontos atraentes e competitivos. Aqui vale gastar uns minutos analisando os preços da concorrência para uma análise mais criteriosa da porcentagem a ser dada.

Descontos por tempo limitado

Nada mais atrativo do que criar um senso de urgência ao dar desconto no Mercado Livre. Especialmente, se seu produto estiver em categorias muito procuradas como de eletrônicos, por exemplo.

Você também pode definir data de início e término para uma promoção especial e incentivar o cliente a fechar a compra o quanto antes.

Nesse tipo de desconto você pode oferecer frete grátis, desconto por quantidade ou diretamente no valor abaixando o preço.

Não só nessa, mas em todas os tipos de vamos citar, você pode potencializar as ações de desconto no Mercado Livre fazendo e-mail marketing especiais para o seu mailing de clientes e fazendo publicidade paga nas mídias sociais.

Dois dias, uma semana, três dias, 24h, o tempo é você e sua criatividade que definem!

Descontos por categoria

A ferramenta também permite escolher escolher os produtos para dar desconto no Mercado Livre de acordo com as categorias de produto que você vende.

Por exemplo: o valor do frete do seu produto tem muita variação? Defina o desconto para categorias de produtos de porte pequeno para uma campanha de frete grátis, onde você consegue controlar a margem de valor para envio.

Outra opção é dar desconto em produtos de reposição rápida para não correr o risco de deixar de atender nenhum comprador.

Dicas para dar descontos sem matar seus lucros

1. Defina seus objetivos

A implementação cega de qualquer um dos tipos de descontos citados acima é um dos maiores erros que você pode cometer como varejista.

Antes de executar uma venda ou oferecer uma nova promoção, tenha um propósito claramente definido para isso.

  • Você está fazendo isso porque quer conquistar novos clientes ou está procurando engajar os já existentes?
  • Você quer atrair pessoas que não compram de você há algum tempo?
  • Você quer se livrar do excesso de estoque?

Estas são apenas algumas das perguntas que você deve responder ao elaborar suas ofertas.

Objetivos diferentes exigem tipos de descontos diferentes. Por exemplo, se você quiser envolver novamente pessoas que compraram de você no passado, convém adicionar um toque pessoal às suas ofertas e realizar promoções mais personalizadas.

2. Segmente compradores e adapte ofertas de acordo

Criar descontos ou ofertas com base nas preferências de diferentes clientes ou nos históricos de compras pode aumentar significativamente as conversões.

Aproveite o tempo para segmentar sua base de clientes para que você possa comercializá-los e vender no Mercado Livre para eles de acordo.

Uma maneira de fazer isso é configurar perfis de clientes. Crie perfis descrevendo a sensibilidade ao preço e os hábitos de compra de clientes diferentes e use-os como ferramentas para determinar os tipos de descontos para oferecer a cada tipo de comprador.

3. Certifique-se de que o tempo está certo

Quando se trata de descontos e ofertas, o momento pode ser tão importante quanto a relevância. Enviar ofertas no momento certo (ou seja, quando os clientes precisarem) aumentará muito suas taxas de conversão de leads.

É por isso que você também deve prestar atenção quando os compradores estiverem comprando de você. Por exemplo, se você tiver muitos clientes que compram no final do mês, agende suas ofertas nessa época.

Lembre-se também de que quando um cliente analisou um produto ou comprou algo pode fornecer informações sobre o que ele pode comprar em seguida e quando. Veja se você pode fazer algo semelhante em seu negócio.

Digamos que você venda roupas e produtos para bebês e um cliente acabou de comprar algumas roupas para seu filho de três meses. Usando esses dados, você poderá prever o que ele precisará em seis meses ou um ano e poderá fazer recomendações ou ofertas de produtos relevantes.

Você não precisa perder dinheiro ou prejudicar sua marca ao dar desconto no Mercado Livre. Como apontamos acima, uma estratégia de descontos criativa e bem executada com objetivos claros pode ajudá-lo a obter vendas e atrair os tipos certos de clientes.

Gostou do nosso post sobre como dar desconto no Mercado Livre e nossas dicas para criá-lo no momento certo? Compartilhe com a gente nos comentários suas táticas de vendas.

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