Como conseguir leads qualificados? 5 dicas matadoras para você aplicar

Como conseguir leads qualificados é um trabalho que todo empreendedor — novo ou experiente em vendas — que possui um negócio na internet busca constantemente.

A estratégia de marketing passa primeiro por gerar uma demanda e depois obter uma resposta em relação a ela de pessoas que se identificam com a sua proposta.

Dessa forma, a partir do momento em que você consegue uma informação (nome, e-mail, telefone, etc.) de um lead qualificado, ele é inserido dentro do seu funil de venda e vai começar a receber conteúdos úteis para se tornar uma venda realmente.

A dinâmica que descrevemos acima é o que vai fazer sua loja virtual ganhar mais relevância e aumentar o número de visitas do seu site.

Mas como conseguir leads qualificados? Quais ações são mais efetivas para atingir as pessoas certas para o seu negócio?

Continue lendo e aprenda cinco dicas matadoras de como captar leads. Boa leitura!

O que são leads qualificados?

Antes de começar a planejar estratégias é importante que o conceito de leads qualificados esteja claro na sua cabeça.

Leads qualificados são pessoas que responderam a uma oferta feita pelo seu negócio através de um anúncio de produto ou serviço, inscrição de newsletter, formulário do site, download de conteúdo, etc.

Essas pessoas não só demonstram a intenção, mas possuem o potencial para concretizar a compra. É o tipo de cliente em potencial que todo dono de loja virtual gostaria de ter.

Cada conteúdo que você produz para divulgar algo do seu negócio tem um objetivo. E esse objetivo funciona como uma peneira.

Várias pessoas serão alcançadas por um anúncio ou pela divulgação na newsletter semanal da sua loja, mas apenas alguns vão clicar, interagir e dar suas informações.

Isso significa que esses leads qualificados podem receber a próxima comunicação da empresa que vai aproximá-los da conversão, ou seja, do fechamento da compra.

Etapas do funil de vendas. Imagem: Afilio.

Existem várias maneiras de fazer a geração de leads e qualificá-los. Então é importante ter uma estratégia de marketing digital bem planejada e traçar o perfil do seu cliente ideal para saber identificá-lo.

Agora que você sabe o que são leads qualificados, aprenda táticas certeiras de como conseguir leads qualificados.

5 dicas de como conseguir leads qualificados

Com planejamento, criatividade e foco, as técnicas abaixo de como captar leads serão muito eficientes para o seu negócio. Confira!

1. Utilize o conteúdo para reforçar sua imagem de marca

Quando você investe em uma forma de empreender na internet, criando uma loja virtual para vender produtos ou serviços, nasce uma marca.

Então não se posicione apenas como uma vitrine virtual. Posicione-se como uma fonte rica de conteúdo. Afinal, as pessoas desejam um produto pela sua utilidade, design, beleza, capacidade de processamento, etc.

O conteúdo é o que vai atrair e levar leads qualificados das redes sociais para seu site. Então se você conhece seu público, sabe o que ele busca e quais são os canais e formatos de conteúdos mais eficientes, fica mais fácil e intuitivo produzir conteúdo de qualidade.

Por exemplo, sua loja virtual vende smartphones. No Instagram da sua loja pode ter resenhas sobre o produto, vídeos apresentando as principais funcionalidades, fotos detalhadas do produto de vários ângulos, etc.

Além disso, fazer newsletters semanais também é outro canal de conteúdo que vale a pena explorar e serve para diversos segmentos de vendas.

Estude o produto que você vende para se posicionar como um especialista, trazendo dicas úteis e em primeira mão para seu público-alvo.

Lembre-se que o foco deve ser o engajamento. Para isso, siga um planejamento de conteúdo consistente e não mude sua estratégia do nada. Acredite, as pessoas irão perceber.

2. Tenha uma versão responsiva do seu site

Outra forma de como conseguir leads qualificados é ajustando o seu site para que ele seja responsivo, ou seja, possa ser visualizado em qualquer dispositivo — computador, notebook, smartphone e tablet.

O motivo? Por que só no Brasil são 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Desse total, 234 milhões são de smartphones, segundo dados levantados por uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Quando um site é responsivo, ele se ajusta aos diferentes tamanhos de tela dos dispositivos, permitindo que a visualização da página do produto inclua todos os elementos. Das fotos, cálculo de frete até o botão comprar.

Além do site em si, as landing pages, que são páginas para captar leads que possuem formulários, também devem priorizar a experiência do usuário como:

  • incluir apenas os campos principais;
  • organizar os campos na ordem mais lógica (nome e depois o e-mail);
  • planejar o tamanho dos campos para o usuário não precisar dar zoom na tela;
  • colocar o formulário mais próximo do topo da página.

3. Use o SEO para otimizar seu site

Um canal poderoso de como conseguir leads qualificados são os sites de pesquisa como o Google, por exemplo.

Esses sites operam dentro de certos padrões que consideram alguns elementos essenciais para ranquear os sites nos resultados das pesquisas.

Por isso, para captar leads qualificados é importante aplicar técnicas de SEO no e-commerce.

Um dos pontos principais é usar palavras-chaves relevantes para seus produtos e inseri-las:

  • no título do produto;
  • na URL da página;
  • na descrição das características do produto;
  • no nome dos arquivos de imagem.

Além disso, usar fotos de qualidade também é importante para o posicionamento da página.

Um lead qualificado sabe o que quer, quais características do produto ele não abre mão, as facilidades que deseja, então use uma linguagem informal como se tivesse explicando pessoalmente para o cliente.

4. Valorize o potencial das suas redes sociais

As redes sociais são canais de marketing importantes para as lojas virtuais e, por isso, não podem ser esquecidas quando o objetivo é conseguir leads qualificados.

Cada ferramenta tem funcionalidades diferentes para publicar conteúdos de forma criativa e atrativa. Só no Instagram existe a opção de postar fotos e vídeos no feed, stories, Reels e IGTV.

Então invista em conteúdos de diferentes formatos para valorizar seus produtos ou serviços, divulgar conteúdo do blog da sua loja e outros materiais especiais.

Algumas redes ainda possuem ferramentas voltadas para a geração de leads como o ‘Formulário de geração de leads’ do LinkedIn Business e o Facebook Lead Ads do Facebook.

Com essas ferramentas, os anúncios criados estarão totalmente focados em como conseguir leads qualificados, pois permitem fazer a segmentação do perfil ideal de cliente que você deseja atingir.

5. Aposte nas campanhas de e-mail marketing

Uma pesquisa da MarketingSherpa apontou que 72% dos consumidores consideram o e-mail como o melhor canal para receber informações de empresas e marcas.

Por isso, use sua base de e-mail para criar campanhas de vendas, mas também de conteúdo, fornecendo informação de valor.

Assim como as landing pages com formulários, o layout dos e-mails marketing deve ser bem feito e é importante garantir que alguns detalhes nunca faltem:

- destaque os links e botões de chamada para ação (CTA);

- cheque se os links estão levando para as páginas corretas dos produtos ou para a landing page divulgada;

- use GIF engraçados, fotos e vídeos para dar dinamismo ao conteúdo;

- corrija os textos antes de enviar para evitar erros gramaticais ou ortográficos;

- use uma linguagem menos promocional para não cair no spam.

Gostou das dicas de como conseguir leads qualificados?

Agora é com você! Aproveite as dicas acima para inovar na sua estratégia de como captar leads qualificados.

À medida que seu site crescer, gerar um tráfego consistente e as vendas aumentarem, programe investimentos para atender a nova demanda, seja investindo em estoque, melhorando a infraestrutura do site ou contratando mais pessoas na equipe.

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