Como conseguir clientes pela internet em 7 passos simples
A presença digital é importante para empresas de todos os setores, mas identificar como conseguir clientes pela internet e quais estratégias de marketing digital aplicar ainda é um desafio para grande parte dos negócios.
A dificuldade aumenta se você busca se destacar da enorme concorrência e desenvolver campanhas de marketing de sucesso. Não estar presente no ambiente digital não é mais uma opção, então aprender sobre ele e iniciar sua estratégia é o próximo passo que você precisa dar.
Se você convive diariamente com perguntas como:
- O que devo fazer primeiro?
- Eu tenho que pagar por anúncios?
- Qual rede de mídia social é ideal para o meu negócio?
- Como posso ser encontrado por clientes on-line?
Esse artigo é para você.
Separamos 7 passos e estratégias que você pode começar a aplicar hoje e já sentir os primeiros resultados a curto e médio prazo em seu negócio. Entretanto, o marketing digital não faz milagres e assim como qualquer estratégia é preciso tempo para identificar o que está trazendo um maior retorno sobre investimento e o que não está alcançando o seu público. Mas vamos devagar… é hora de estar presente no ambiente digital.
O guia de como conseguir clientes pela internet em 7 passos
Passo 1: Construa um blog para o seu negócio
Quando você começa um blog, você pode compartilhar sua paixão e conhecimento com o mundo. Quanto mais conteúdo bom você compartilhar, mais provável é que o Google o encontre e conecte você a alguém que esteja interessado no que você está fazendo e dizendo, dessa forma o marketing de conteúdo pode ser considerada uma das mais eficazes estratégias de como conseguir clientes pela internet.
Atualmente conteúdo é rei na internet, por isso uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode transformar seu negócio. Fique atento para desenvolver materiais ricos para todas as etapas do funil de vendas para atrair, converter, nutrir e por fim, vender.
Passo 2: SEO
Não sabe o que é SEO? Resumidamente é um conjunto de técnicas que ajudam o Google e os clientes em potencial a encontrar sua empresa quando fazem pesquisas nos mecanismos de buscas. Otimize seu site dentro das diretrizes de SEO e desenvolva conteúdos que auxiliem no rankeamento de seu site/blog dentro do Google.
Leia também: 9 ferramentas de SEO para blog que você deve testar
Passo 3: Pesquisa de palavras-chave para pequenas empresas
Ainda pensando em como as pessoas vão encontrar seu site e como você pode ser relevante para que elas se interessem em acessar sua plataforma, a 3ª dica sobre como conseguir clientes pela internet está relacionada a possibilidade de você descobrir quais palavras-chave podem atrair mais pessoas para seu website. Para isso a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords pode te ajudar.
Observação: Caso você tenha alguma verba e deseje investir na ferramenta de links patrocinados do Google, uma boa forma de calcular quanto custa anunciar no Google Adwords também passa pela análise de palavras-chave e seus respectivos CPCs.
Sugerimos que antes de colocar a mão na massa e iniciar sua campanha no Google Adwords que você leia o material exclusivo: Quanto custa a publicidade no Google AdWords? Você decide!
Passo 4: Como usar os links internos para expandir seus negócios
Como conseguir clientes pela internet? Guie o Google pelo seu site e ajude-o a aprender o que você faz e quais páginas são importantes.
Além de de criar de desenvolver conteúdos é preciso aprender a otimiza-lo. Esse trabalho também é fundamental para ajudar o Google a encontrar suas páginas por meio de pesquisa de palavras-chave e otimização de páginas. Agora vamos aprender como otimizar o conteúdo para sua pequena empresa.
O básico do Link Building
O principal fator que ajuda na autoridade do domínio é: ser mencionado na internet com links otimizados recebidos de outros domínios.
O ideal é que domínios relevantes variados linkem conteúdo para o seu site ou blog.
O trabalho de Links Building tem o objetivo de conseguir que esses sites e blog relevantes insiram links para suas páginas, aumentando assim sua relevância nos mecanismos de busca.
Construir uma boa estratégia de Link Building é fundamental para as táticas de SEO.
Passo 5: Uma introdução às melhores maneiras de usar mídias sociais para pequenas empresas
Agora é hora de mergulhar em uma das suas maiores preocupações, medos e dúvidas: como desenvolver uma estratégia de marketing nas mídias sociais e captar clientes pela internet? Vamos descobrir!
A chave é entender as diferentes plataformas de mídia social, ou “canais” – quem está neles, como usá-los, com que frequência é a conversa – e depois decidir quais são os certos para sua empresa.
Vamos começar pelo Facebook. A rede social mais famosa do mundo é um lugar para se estar. De acordo com uma pesquisa feita pelo Facebook, 81% das micro e pequenas empresas na rede social afirmam que a plataforma os ajuda a alcançar clientes que, de outra forma, seriam difíceis de alcançar. Além das publicações periódicas, uma estratégia muito implantada por empresas de todos os portes é a de anúncios no Facebook Ads.
Você já pensou em criar um Instagram empresarial? Se não talvez esteja na hora de repensar esse seu conceito. A plataforma tem mais de 800 milhões de usuários ativos mensalmente e 500 milhões diariamente. Segundo a própria ferramenta 60% das pessoas dizem que descobrem novos produtos no Instagram. Acertando no tom, você rapidamente poderá responder a pergunta, como vender pelo Instagram?
Além de Facebook e Instagram o investimento em outras redes sociais pode ser muito vantajoso para sua empresa. Entre essas outras possibilidades está o Linkedin e o Twitter. No primeiro caso trata-se de uma rede social voltada para negócios que envolvem principalmente duas empresas, com esse objetivo você pode estimular a geração de leads B2B ao aprender como anunciar no Linkedin Ads.
Já o Twitter tem alta capacidade de viralização de conteúdo e alta taxa de engajamento por parte de seus usuários. Alguns casos clássicos como o do Pinguim da Ponto Frio são casos de sucesso que podem te inspirar. A plataforma também oferece a possibilidade de criar anúncios, então se você está entrando na plataforma, já desenvolveu uma estratégia para se comunicar, é a hora de aprender a como anunciar no Twitter.
Você não precisa construir canais de comunicação em cada uma dessas plataformas. Primeiro estude cada uma delas, entenda como se comporta e aí sim aprenda a como conseguir clientes pela internet por meio de cada ferramenta.
Analise sua capacidade de mantê-las atualizadas e desenvolva um planejamento de mídias sociais que atenda sua necessidade de posicionamento, respeite sua logística e seu orçamento.
Passo 6: Como usar o e-mail marketing para negócios
Aprenda a construir relacionamentos com pessoas e transformá-las em clientes usando campanhas de e-mail marketing.
O e-mail marketing é uma das formas mais poderosas de se comunicar com seus clientes. Embora a mídia social seja uma excelente ferramenta para compartilhar sua mensagem com o mundo, você tem pouco controle sobre quem vê suas mensagens e é mais difícil adaptar sua mensagem a pessoas diferentes.
Quando utiliza o e-mail, pode segmentar pessoas específicas na sua lista de e-mail com base numa variedade de fatores como:
- Sexo
- Idade
- Região
- Frequência com que abre seus e-mails, se clica ou não e muito mais, incluindo quando se inscreveram, os seus interesses e se ainda são clientes.
O objetivo é criar relacionamentos com clientes em potencial. Eles já pediram para aprender mais, agora você pode relaxar e conversar com eles ao longo do tempo.
Segmente seus clientes
A chave para usar o e-mail marketing como parte de sua estratégia de marketing digital é descobrir como agrupar seus clientes para que a pessoa certa receba o e-mail certo.
Para facilitar esse processo uma boa sugestão é utilizar ferramentas de automação de marketing digital, que permitem que você crie um fluxo de nutrição em que, de acordo com o comportamento o lead se moverá por etapas específicas e receberá um material ainda mais direcionado.
Quando você fala com um determinado grupo, pode ser mais específico e aumentar o nível de personalização.
Passo 7: Acompanhe seu trabalho analisando métricas importantes
Um dos grandes ganhos que profissionais do marketing digital tiveram com a ascensão e domínio do marketing digital foi a possibilidade de medir o resultado de suas campanhas e conseguir analisar por meio de números o retorno sobre investimento que cada ação proporciona para a empresa que investiu.
A partir dessa análise é possível identificar:
- quais conteúdos são mais lidos,
- quais landing pages convertem em mais leads,
- qual anúncio aumentou o tráfego no seu site,
- qual campanha nas redes sociais aumentou o engajamento de seu público e mais
Com todas essas respostas na mão fica muito mais fácil tomar qualquer decisão, por isso entenda quais são as métricas de marketing digital que são mais relevantes para seu negócio e acompanhe seus números periodicamente.
Passo 8: Invista em marketplaces e sites vitrines
Aproveitar o volume de acessos em grandes e-commerces do Brasil para vender o seu produto é uma das maneiras de como conseguir clientes pela internet, mais baratas e rentáveis.
O Marketplace funciona da seguinte forma: grandes lojas, como Americanas.com, Magazine Luiza e Shoptime, por exemplo, abrem as portas para que outros varejistas consigam vender seus produtos utilizando-as como vitrine.
Hoje, o site Submarino.com possui mais de 1 Milhão de acessos diários. Utilizando o Marketplace você pode aproveitar esse tráfego, sem ter que investir de maneira significativa para obtê-lo. Os investimentos em divulgação, experiência do cliente e tecnologia ficam por conta do próprio Marketplace. A você resta apenas o gerenciamento dos pedidos recebidos e a realização da entrega.
No site da Amazon, 60% das vendas são de terceiros operando no modelo de Marketplace.
Os sites vitrines como Mercado Livre e OLX, possuem vantagens semelhantes, às dos Marketplace. Você aproveita os acessos desses canais, seus investimentos em publicidade e o volume de pesquisas para captar clientes pela internet.
Gostou das dicas de como conseguir clientes pela internet? Esse conteúdo foi escrito pela Links Experts, uma agência com 5 anos de mercado e mais de 50 clientes em todo Brasil, formada por profissionais certificados, especializada na criação de campanhas para Google AdWords, Facebook Ads, Instagram, Linkedin e outras mídias.