Como calcular o limite de crédito para clientes? Use estas ferramentas
Quando você aprende como calcular o limite de crédito para clientes, fica mais fácil administrar as finanças e tomar decisões importantes em sua rotina.
Quer trazer esses resultados para a sua empresa? Então, continue conosco! 😉
Este guia traz um passo a passo completo para que você aprenda como fazer um cálculo de limite de maneira prática e didática.
Ademais, separamos dicas de ferramentas que melhoram a qualidade e eficiência deste processo.
Boa leitura!
Por que trabalhar com limite de crédito para clientes?
Entre os principais benefícios do limite de crédito para clientes, podem-se destacar:
Previsibilidade
Fazer grandes transações e correr o risco de o consumidor não honrar o compromisso é um dos principais receios de grande parte dos gestores.
Sobretudo em um período que o número de inadimplência atingiu 6,3 milhões de empresas brasileiras, de acordo com o levantamento da Serasa Experian
Fonte: Serasa Experian
Entretanto, quando se tem conhecimento sobre o limite de crédito dos seus consumidores, você não terá mais essa preocupação.
Afinal, a organização de dados traz insumos suficientes para planejar e decidir a quantia viável para a companhia fazer as suas operações.
Gestão financeira saudável
Ao estabelecer um limite, você terá um panorama completo sobre a capacidade do cliente para quitar as dívidas, o que também contribui para o planejamento de recebíveis.
Assim, a chance da sua empresa lidar com a inadimplência dos clientes será menor.
Facilita a tomada de decisão
A definição do limite de crédito para cliente contribui para a tomada de decisão sobre o planejamento estratégico da empresa, uma vez que, como vimos acima, ela obtém mais previsibilidade sobre o capital disponível.
Quando aumentar limite de crédito para clientes?
Apesar do aumento do limite de crédito para clientes trazer vários benefícios para o seu negócio, é essencial ter calma antes de tomar qualquer decisão.
Para evitar problemas, responda estas duas perguntas:
- O cliente cumpre com todas as suas responsabilidades financeiras?
- Existe alguma restrição em seu documento que possa prejudicar a reputação do seu negócio?
Ao fazer essa reflexão, fica mais fácil definir quando aumentar limite de crédito para clientes.
Como avaliar o crédito de um cliente?
Oferecer crédito para os clientes é uma forma de mostrar que você confia nessa relação.
Contudo, como o próprio nome sugere, é vital estabelecer um limite para evitar “perigos” que comprometam a saúde financeira do seu negócio.
Tal processo ajuda a equilibrar os recursos e evita a aquisição de dívidas.
Afinal, o aumento da inadimplência vira uma bola de neve para a empresa, que passa a perder lucro.
Podemos concluir, portanto, que escolher um limite de crédito para clientes é uma estratégia inteligente para proteger suas economias.
Mas, como fazer esse processo?
A seguir, separamos diversas dicas que te ensinam como calcular o limite de crédito para clientes. Continue conosco e acompanhe!
1- Faça um diagnóstico financeiro do cliente
Antes de mais nada, faça uma análise financeira do panorama atual da empresa. Para tal finalidade, investigue as seguintes informações:
- segmento;
- ramo de atuação;
- quantidade média de vendas;
- tamanho;
- tempo de mercado;
- capital social;
- fontes de financiamento;
- balanço patrimonial;
- referências no mercado;
- valor dos produtos e serviços ofertados;
- prazos de pagamento;
- classificação de risco;
- demonstração do resultado de exercício (DRE).
2- Solicite documentação comprobatória
Com o estudo da empresa concluído, solicite documentos que comprovem a renda do negócio e que este será capaz de quitar os pagamentos. Entre os principais registros estão:
- apresentação do contrato social;
- últimas transações financeiras;
- demonstrativo do faturamento bruto dos últimos meses, que informa se o negócio está com o seu lucro em dia.
3- Consulte órgãos de proteção de crédito
Esse processo mostra se a empresa tem alguma restrição financeira e, caso haja, a data do registro da pendência.
4- Defina o limite de crédito
Esse é um dos principais obstáculos quando se ensina como calcular o limite de crédito para clientes.
Para facilitar seu processo, leve em conta que o limite de crédito para cliente não pode ser muito alto nem muito baixo.
Lembre-se: o valor deve corresponder com o perfil do solicitante para evitar riscos de inadimplência. Em contrapartida, uma quantia muito baixa pode prejudicar as vendas do negócio.
5- Use a tecnologia a seu favor
Ao implementar ferramentas para calcular o limite de crédito para clientes, você diminui as tarefas manuais e custos operacionais. Ao mesmo tempo, melhora a qualidade e a segurança da carteira de consumidores.
De modo geral, estas são as tecnologias mais utilizadas pelas empresas:
- Business Intelligence (BI): reúne e processa um alto volume de dados para gerar relatórios confiáveis, que indicam se a venda a prazo é uma boa estratégia naquele cenário;
- Machine Learning: facilita a análise de dados e os modelos analíticos para que você conceda a venda a prazo com segurança. Ademais, opera com o aprendizado autônomo que, de acordo com os comandos oferecidos, melhora a assertividade da avaliação;
- Big Data: coleta dados de várias fontes e oferece informações úteis, que trazem exatidão para a análise de crédito.
Tais ferramentas detêm informações sobre os clientes e, com isso, criam os perfis e gerenciam os riscos das operações. Sem dúvidas, é um ótimo passo para que você implemente a transformação digital em seu negócio.
💡Fique por dentro: De A a Z: Como calcular capital de giro de uma empresa [com fórmulas]
Já sei como calcular o limite de crédito para clientes, e agora?
O próximo passo é com você!
Coloque em prática as orientações acima e confira se tem caixa suficiente para oferecer crédito empresarial.
Se você está pensando em fazer uma alavancagem financeira e operacional na sua empresa, é bem provável que você precise recorrer a recursos de terceiros.
Nesse sentido, a Gyra+ pode ser a sua aliada para expandir sua operação e impulsionar os seus ganhos.
Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:
- indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
- conecte sua conta do Mercado Livre;
- análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta.
Faça uma avaliação de empréstimo de capital de giro no simulador e descubra o crédito que cabe no seu negócio.