Como calcular o CMV: aprenda a fórmula completa do indicador!

Não se trata apenas de uma fórmula. É preciso aprender como calcular o CMV e analisar os resultados de maneira profunda.

Assim, você descobrirá o que impede o seu negócio de atingir bons indicadores.

Mas, o que é esse tal de CMV?

Em síntese, o Custo de Mercadoria Vendida ou CMV refere-se aos gastos diretos atribuídos à produção dos bens vendidos em uma empresa.

Esse valor inclui variáveis como os custos de materiais usados e mão-de-obra ​​para produzir um produto ou serviço.

Ao analisar essas informações, sua empresa pode diagnosticar problemas como controle de despesas, redução de custos e lucratividade, o que resulta na salvação do seu negócio, caso sejam descobertos com antecedência.

Parece interessante?

Quer descobrir como gerenciar esses gargalos sem prejudicar o progresso da sua empresa?

Então, aprenda o que é CMV, como calcular e, sobretudo, como controlar o seu estoque com o apoio desse indicador.

Boa leitura!

Antes de mais nada, o que é CMV?

Em suma, o CMV é a relação entre as vendas e as despesas necessárias para produzir e estocar um determinado bem. Esse  indicador financeiro mede o sucesso de um produto pela quantidade de capital em estoque ou de volume de mercadoria.

Dessa forma, é possível analisar a permanência de um item no inventário em um determinado período de tempo, ao invés de identificar apenas o índice de saída de mercadorias — também chamado de giro de estoque.

O Custo de Mercadoria Vendida (CMV) é um indicador usado, mais comumente, no setor do comércio.

Importância do CMV de uma empresa

Na maioria das vezes, os custos de turnover e aquisição são usados ​​para calcular a rentabilidade das vendas. O estoque ou os serviços em andamento também estão incluídos nesse cálculo.

Isso permite que o gerente de vendas analise os produtos que não são vendidos e obtenha dados efetivos sobre o lucro bruto da empresa.

Assim, há um direcionamento melhor sobre como controlar as operações de produção, armazenamento ou aquisição de matéria-prima/itens para revenda.

A partir das informações apresentadas, fica claro que para apurar CMV, é preciso entender:

  • o custo de vendas de mercadorias ou produtos;
  • os ganhos exatos com essa operação.

Por que aprender como calcular o CMV?

Um dos pontos mais importantes de aprender como calcular o CMV é identificar, contar e classificar os produtos que estão no estoque. Logo, os dados devem sempre ser atualizados.

Essa atividade é crucial para ter o controle das entradas e saídas de mercadorias, bem como facilitar o atendimento e separação dos pedidos dos clientes.

As matérias-primas para a produção de um produto ou do serviço representam outro ponto que precisa ser analisado e catalogado.

Dessa forma, com esses dados atualizados, as chances de obter um resultado CMV correto são de 100%.

Ademais, a possibilidade de ter uma visão ampla do que está faltando e permanecendo no estoque é quase certa.

Por exemplo, você tem uma loja virtual de produtos eletrônicos. Contudo, os produtos não são de fabricação própria, ou seja, sua operação envolve a compra para revenda.

Com isso, o valor pelo qual o produto é vendido não representa seu lucro com a venda. Afinal, é necessário descontar os custos com a aquisição do produto. O número que você obtém nesse cálculo é o CMV.

Ao fazer o cálculo mensalmente, você tem acesso a um balanço geral das operações de vendas do negócio e do quanto é gasto para ele se manter. Assim, o CMV também contribui para uma gestão financeira mais assertiva.

Quer saber mais? Dê o play no vídeo abaixo e conheça a fórmula de compras contabilidade:

Qual a fórmula do CMV?

Como vimos acima, aprender como calcular o CMV ajuda a compreender o custo das vendas em um determinado período, levando em conta o que ainda existe no estoque.

O cálculo pode ser feito levando em consideração os valores gastos (saldo monetário) ou por mercadoria.

A seguir, você aprende como aplicar cada caso.

Continue conosco!

Cálculo CMV por saldo monetário

Aqui, considere os seguintes os valores no cálculo do CMV:

  • Estoque inicial;
  • Compras;
  • Estoque Final.

Assim, a fórmula do CMV completa por saldo monetário é: CMV = EI + C – EF.

Por exemplo, se sua empresa tem R$ 6 mil em estoque no início do mês, você comprou R$ 2 mil e terminou o mês com R$ 3 mil em estoque, o cálculo do CMV é feito da seguinte maneira:

CMV = 6000 (EI) + 2000 (C) – 3000 (EF)

CMV = R$ 5 mil

Ficou claro?

Cálculo CMV por mercadoria

Já a fórmula do CMV completa por mercadoria envolve alguns dados extras referentes à quantidade de produtos em estoque. São eles:

  • Estoque Inicial (EI);
  • Compras;
  • Devoluções de compras (DC);
  • Devoluções de vendas (DV);
  • Estoque final (EF).

Nesse contexto, a fórmula do CMV completa por mercadoria é: CMV = EI + C + DC – DV – EF.

Suponha que no seu estoque inicial há 600 mercadorias. Aqui, foram compradas mais 400, sendo 50 devoluções de compras, 20 devoluções de vendas e o estoque final é 300. Então temos o seguinte cálculo:

CMV = 600 + 400 + 50 – 20 – 300

CMV = 730

Com o valor do CMV, você subtrai esse resultado de suas receitas para saber o lucro bruto para o mês da empresa.

Após calcular o lucro bruto, você também pode determinar o lucro líquido subtraindo outros custos como impostos sobre receitas, contas de telefone e internet.

O Custo de Mercadorias Vendidas (CMV) é a despesa total associada às mercadorias vendidas em um determinado período do relatório de vendas.

CMV e análise de lucros da empresa

Uma empresa sem planejamento financeiro dificilmente alcança o sucesso. Além do plano inicial, o controle mensal das vendas e custos das atividades norteiam todas as operações.

O objetivo é que as atividades comerciais do negócio gerem resultados positivos, alcançando a margem de lucro esperada.

O lucro bruto com as vendas de um produto ou serviço é um indicador importante que inclui diversos fatores. Para que ele seja calculado corretamente são considerados os seguintes fatores:

  • o CMV do período (os custos associados à produção e armazenamento de um produto);
  • a receita líquida (a receita bruta menos os impostos PIS/Cofins, ISS, ICMS, entre outros, devoluções e outros custos comerciais).

Logo, o lucro bruto deve ser positivo para garantir que a empresa esteja vendendo seus produtos no preço adequado, de forma que ele retorne ganhos ao caixa do negócio.

Então se uma empresa não faz esses cálculos contábeis e não aprende como calcular o CMV, a companhia segue sem um rumo estabelecido.

Como controlar o estoque para calcular o CMV

Como você pôde ver, as informações sobre o que entra e sai de seu estoque fazem parte do cálculo do CMV. Isso o torna um dos indicadores de controle de estoque mais importantes para um negócio de sucesso.

Por isso, é vital manter esse setor organizado e atualizado.

Ai vai algumas dicas que te ajudam neste processo:

Estabeleça processos de controle

Primeiro, aplique a técnica FIFO ou First In, First Out. Trata-se de uma avaliação e uma maneira de controlar o estoque com base na premissa de que os produtos que chegaram primeiro devem sair imediatamente do estoque.

Dito de outra forma, o lote mais antigo é vendido e o preço levará em conta o custo de quando foi adquirido, não quando foi vendido.

Para isso, à medida que os itens são removidos do estoque, as pessoas responsáveis ​​devem registrar qualquer tipo de atividade.

Isso traz mais precisão dos registros, controle eficiente e o conhecimento de qual é realmente sua demanda.

Registre também outros dados

Direto ao ponto, controle e registre a saída de estoque, catalogue também a data específica de compra e venda de um lote de produtos e mesmo de produtos individuais.

Adicionalmente, invista em um sistema de código de barras para os produtos com sua descrição no sistema.

Aqui, um software ajuda na geração dos códigos e permite implementar uma marcação adequada para separar os lotes e saber quando ele foi adquirido.

Diante disso, o sistema FIFO pode funcionar corretamente, orientando a equipe que vai separar o pedido dos clientes na hora da venda.

Tecnologia no controle do estoque

Por serem ferramentas indispensáveis ​​para qualquer gestor, há vários softwares de gerenciamento que ajudam a calcular o CMV.

Em paralelo, ajudam a fazer o controle de estoque, evitando o processo manual e diminuindo as chances de erros que podem prejudicar a gestão das mercadorias.

Com a escolha correta dessas ferramentas, você terá menos trabalho e mais eficiência não só no controle do seu estoque, mas também dos outros departamentos do seu negócio.

Em um mercado altamente competitivo, a tecnologia é um fator diferencial, não apenas no processo de como calcular o CMV, mas da empresa de maneira global.

Por isso, certifique-se de fazer esse investimento.

Organize o espaço físico do estoque

O investimento em processos e tecnologia precisa ser aliado à organização física do espaço de armazenamento do estoque.

Uma infraestrutura bem montada ajuda a estabelecer o lugar adequado para cada produto, agrupar os adquiridos a mais tempo e as novas mercadorias.

Outro ponto positivo é poder encontrar os produtos para envio com mais facilidade e atender o cliente com agilidade.

Checagem dupla de mercadorias

Ao estabelecer um processo de gestão de estoque, implemente também a checagem dupla das informações para garantir que os dados estão corretos.

Se usar alguma ferramenta de automação para fazer a contagem de estoque, verifique se é possível configurar um comando para que o próprio sistema escolha aleatoriamente uma parte do inventário para checar.

Ter dados corretos traz mais segurança no momento de aprender como calcular o CMV.

Fique atento aos perecíveis

Se o seu negócio lida com a venda de produtos perecíveis, os processos de armazenamento e gestão de estoque devem ser ainda mais apurados.

É fundamental ter um processo de compra e venda mais estabelecido para evitar armazenar os produtos por muito tempo.

Se você receber antes da hora, também pode ter prejuízos se for um prazo muito grande como, por exemplo, antes de um cliente fechar o pedido.

Para driblar isso,crie um processo de vendas em que os prazos entre o fechamento do pedido, a negociação com o fornecedor e a entrega sejam compatíveis para o cliente receber a mercadoria em boa qualidade.

Treine a equipe para seguir os processos

Esta dica é vital para que a sua equipe entenda cada demanda e automatize os processos com agilidade e eficiência.

Quer saber mais? Ai vai uma lista com três artigos que te ajudam no treinamento do seu time:

Use os dados de estoque estrategicamente

Os dados do controle de estoque ajudam a calcular o CMV de uma empresa, mas também podem contribuir para a criação de outras estratégias além das financeiras.

As informações sobre os produtos mais vendidos e os que estão parados em estoque servem de base para as ações de marketing que vão impulsionar as vendas.

Ao mesmo tempo, elas ajudam a criar ações promocionais para “desencalhar” produtos que estão parados no estoque.

Outro benefício é a reposição de produtos mais procurados com agilidade.

Enfim, o grande benefício de implementar uma gestão integrada é poder utilizar os dados de maneira inteligente com um aproveitamento em várias áreas — do controle interno ao marketing.

Aliás, separamos este vídeo que te ensina como fazer uma planilha de controle de estoque simples e fácil no Excel:

Saiba o momento de fazer os pedidos

Controlar o que está no estoque é importante, mas para calcular o CMV, é fundamental programar a entrada de mercadorias.

Com o tempo e a evolução das vendas, é possível determinar o prazo médio para a renovação de estoque e estabelecer as datas para contactar os fornecedores para receber em tempo hábil.

Essa programação ajuda não só a manter o estoque abastecido como garantir que haja capital para pagar a compra no momento.

Alguns sistemas automáticos de controle de estoque enviam alertas de reposição conforme os produtos são vendidos, ajudando a equipe nessa função.

Ufa, finalmente chegamos ao final das nossas dicas. No próximo tópico, fechamos este artigo com chave de ouro, com uma ferramenta para otimizar seus processos.

Vale seguir com a leitura!

Otimize o seus custos com capital de giro

Uma vez entendido como calcular o CVM, queremos te convidar para repensar os custos de materiais usados e mão-de-obra para produzir um produto ou serviço.

Seu investimento é suficiente para ter um produto de qualidade ou um processo rodando sem problemas?

Que tal otimizar todas essas etapas e garantir a tão sonhada satisfação do consumidor?

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