Como bloquear comprador no Mercado Livre: passo a passo simples e rápido!
Quando você começa a vender pelo Mercado Livre nem imagina que um dia deverá se preocupar em aprender como bloquear comprador no Mercado Livre.
A verdade é que essa ação é possível, mas realizada em casos extremos, afinal, seu trabalho deve ser sempre desenvolvido em busca de como aumentar as visualizações no Mercado Livre, assim como ampliar o engajamento de usuários e, por fim, as vendas.
Leia também: Como vender rápido no Mercado Livre: + lucro em 5 passos
Entretanto, como vendedor você pode passar por situações em que o comprador age de má fé, por exemplo, contestando um pagamento de um produto que já foi entregue.
Em casos como este, é comum que o vendedor não queira ter mais relacionamento com o comprador em questão. É aí que você deve saber como bloquear um cliente no Mercado Livre.
Antes, entretanto, de ensinarmos o passo a passo de como bloquear comprador no Mercado Livre é importante que você saiba que vender no Mercado Livre é seguro e que a plataforma tem algumas políticas de proteção ao vendedor. Falaremos sobre elas mais adiante.
Como bloquear comprador no Mercado Livre [Tutorial]
Uma vez que você, como vendedor, tenha passado por alguma situação desagradável com um cliente a ponto de querer bloqueá-lo, você pode optar por duas formas de bloqueio:
- de comentários;
- geral, na qual o cliente não conseguirá mais interagir com seus produtos ou perfil, seja comentando, realizando compras, e mais.
Bloqueio de comentários
Caso algum usuário tenha feito comentários desagradáveis e antiéticos em sua página você pode bloquear seus comentários.
Em casos de perguntas e críticas feitas respeitosamente nós indicamos que você responda, mesmo que seja um comentário negativo. Ao mostrar que se preocupa com o cliente insatisfeito você pode transformar uma situação ruim em algo positivo para seu nome e reputação.
Mas, vamos lá!
Para aprender como bloquear comprador no Mercado Livre:
- vá até um comentário feito por esse cliente;
- clique em excluir pergunta;
- no box que irá aparecer você também poderá selecionar entre as opções de bloquear o comprador para que ele não faça mais perguntas, bloquear para ele não possa mais ofertar ou denunciar a pergunta.
Bloqueio Geral
Você também pode bloquear um usuários que não tenha feito comentários, inclusive que já tenha realizado comprar com você, usando a plataforma integrada ao Mercado Livre: MDLivre.
Caso você nunca tenha acessado o MDLivre, clique aqui. Você será direcionado para a plataforma. Nela será solicitado que você faça login:
- clique em “Entrar como Mercado Livre”;
- insira os dados da sua conta no marketplace e pronto. Primeira etapa feita.
No menu de topo da ferramenta, clique na seta que existe ao lado do seu nome e selecione “Configurações”. Já na página de configurações, escolha a opção “Listas de Bloqueio”.
Abrirá uma página que vai, futuramente, oferecer a lista de usuários que você já terá bloqueado (espero que não sejam muitos) e na lateral direita você verá um box chamado “Bloqueio em Massa”. Nesse local você deverá colocar o ID do usuário que deseja bloquear. Clique em bloquear todos, e pronto!
É preciso que você preste bastante atenção nesta etapa de como bloquear comprador no Mercado Livre. Não adianta colocar o nome do usuário. Apenas o ID irá bloquear realmente esse cliente.
Caso o cliente tenha realizado uma compra basta acessar o banco de dados e coletar esse dado.
Caso você deseje desbloquear um usuário, só é preciso ir até a lista de clientes bloqueados, encontrar o ID correspondente e clicar no cadeado em frente ao nome. Pronto! Cliente desbloqueado!
Como o Mercado Livre te protege?
Agora que você já sabe como bloquear comprador no Mercado Livre é hora de entender como contar como o marketplace em situações delicadas.
Existem 3 frentes principais de proteção ao vendedor, criadas pelo Mercado Livre:
- gestão de pagamento pelo Mercado Pago;
- gestão de reclamações;
- proteção em casos de contestação de pagamentos.
Aqui, vamos nos concentrar no último tópico, porque é uma das principais razões que levam vendedores a quererem aprender como bloquear comprador no Mercado Livre.
As contestações estão previstas em Lei e acontecem quando um portador de cartão de crédito não reconhece uma compra realizada que apareceu em sua fatura digital ou impressa.
Entretanto, o motivo de bloqueio está no fato de que alguns, poucos, consumidores com má fé, contestarem uma compra mesmo tendo eles mesmos feito o pedido e recebido a mercadoria.
Dessa forma, esse cliente fica com o valor que deveria ter sido pago ao vendedor, e ainda com o produto.
Isso tudo pode acontecer com qualquer ecommerce. Não é um problema que acontece apenas com o Mercado Livre. Entretanto, diferente de outras plataformas, com o Mercado Livre existe uma política de apoio que se chama Programa de Proteção ao Vendedor.
Nele o Mercado Livre se compromete a intermediar a situação, por exemplo, solicitando que você comprove a entrega do produto e enviando os comprovantes para a empresa de cartão de crédito.
Como dissemos, logo no início do conteúdo, vender pelo Mercado Livre é seguro, mas assim como em qualquer plataforma de vendas online, é preciso tomar precauções para não ter prejuízos relacionados a pagamentos.
A venda de produtos em lojas físicas também está longe de ser isenta de problemas. Então, é hora de encarar os desafios!
Provavelmente seus receios estão relacionados a sua capacidade financeira estreita. Para melhorar esse aspecto, você pode contar com a Gyra. Nós ajudamos você a ampliar seu negócio aprovando empréstimo para a sua loja em até 72 horas. Acesse nosso site, conecte sua conta do Mercado Livre e nossa equipe consegue aprovar um empréstimo para seu negócio.
Você só precisa seguir 3 passos simples para ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:
- Indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail
- Conecte sua conta do Mercado Livre
- Análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta.
Acesse nosso site, siga nossas orientações e aproveite o melhor de uma plataforma 100% segura.Ainda tem dúvidas se é a hora de pegar um empréstimo? Sugerimos que você leia o artigo exclusivo: Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa.