Como avaliar um fornecedor: critérios de avaliação que você deve seguir

A pior surpresa que você pode ter depois de fechar um grande pedido com um fornecedor é descobrir que ele já enrolou outras empresas para fazer a entrega ou que não tem uma comunicação eficiente. Então como avaliar um fornecedor para ter segurança na hora de comprar estoque?

A ISO 9001:2015 e os 10 C’s de Ray Carter são referências de critérios de avaliação de fornecedores de serviços para se orientar na hora de fazer uma escolha.

O importante para desenvolver um modelo de avaliação de fornecedor próprio é analisar seu nicho de negócio, levantar os nomes de fornecedores e pegar referências para desenvolver um estudo eficiente.

Quer saber mais sobre como avaliar um fornecedor? Conheça os critérios mais usados para avaliação e a importância de ter um processo bem definido.

Como avaliar um fornecedor: critérios de avaliação

Para orientar a definição de critérios de avaliação de fornecedores de serviços para negócios, existem dois conjuntos de normas bastante conhecidos:

1. As normas da ISO 9001:2015;

2. Os 10 C’s de Ray Carter.

Conheça mais sobre cada uma e como usá-las na avaliação dos fornecedores:

Normas da ISO 9001:2015

A ISO 9001 é um conjunto de normas padrão de Qualidade usada para avaliar negócios e seus serviços. As empresas aprovadas nessa certificação ganham um selo que comprova a eficiência, a confiabilidade e a credibilidade dos processos das organizações avaliadas.

Durante a auditoria, a empresa responsável por checar os processos da empresa avaliam todos as áreas do negócio para garantir uma avaliação consistente.

Algumas das normas ISO que servem como base de como avaliar um fornecedor são:

Política de preços

Provavelmente, você já considera o preço para avaliar um fornecedor, mas este não é um critério que faz diferença isolado. Porém, é uma base para comparar fornecedores entre si e analisar as políticas de compra que cada um fornece.

Estude desde o preço unitário até as opções de preço para lotes de estoque maiores. A maioria dos fornecedores tem preços mais em conta em compras maiores.

Gestão financeira

Não é possível olhar as planilhas de gerenciamento financeiro do fornecedor, mas é importante ficar atento ao prazo, por exemplo, que pode indicar que ele vai demorar a pagar e a receber o produto que foi vendido.

Com isso, pode haver atraso na entrega do seu pedido. Um fornecedor que não tem um negócio organizado, dificilmente pode atender bem seus clientes.

Processos para solicitação de pedidos

Outro critério importante de como avaliar um fornecedor é em relação ao processo que ele segue para organizar a solicitação de pedidos.

Se o processo é muito informal por WhatsApp, por exemplo, e o fornecedor sempre confirma os mesmos dados como quantidade, a marca escolhida é sinal de que seus processos não tem um padrão. Isso aumenta muito as chances de receber um pedido errado.

Qualidade da estrutura operacional

Desde a solicitação do pedido até a entrega da mercadoria, o fornecedor deve apresentar o máximo de qualidade.

Uma logística ágil, pontual e canais de comunicação sempre disponíveis mostram que o fornecedor prioriza toda sua rede de processos para atender melhor seus clientes.

Avaliação de fornecedores

Assim como a ISO 9001 tem seus critérios como vimos acima, é importante desenvolver um sistema próprio de como avaliar um fornecedor. A cada experiência com uma empresa avalie:

  • o serviço prestado;
  • se houve inconscientes;
  • como eles foram resolvidos;
  • a eficiência dos canais da empresa;
  • o serviço em si;
  • a qualidade dos produtos, etc.

Salvo as experiência muito negativas, dê uma segunda chance para um fornecedor que mesmo tendo perdido pontos em uma parte do processo, conseguiu contornar a situação e fornecer um serviço de qualidade.

Outra opção de análise são os 10 C’s. Continue lendo e entenda como avaliar um fornecedor usando esses critérios.

10 C’s do modelo de avaliação de fornecedor

Os 10 C’s são um conjunto de critérios definidos pelo por Ray Carter em seu artigo  “Purchasing and Supply Management” de 1995. Na publicação original foram listados sete e depois Carter acrescentou mais três critérios.

O dez termos são em inglês e na tradução para o português o padrão de C’s se quebra, mas sem prejuízos para o entendimento da ideia de como avaliar um fornecedor.

1. Competency (Competência): a capacidade que o fornecedor demonstra de executar seu serviço com competência. Para fazer uma análise justa, procure empresas do mesmo setor que você e investigue como foi a experiência delas.

2. Capacity (Capacidade): um fornecedor precisa ser capaz de atender tanto ao volume de pedido solicitado, quanto o prazo e outras exigências pertinentes ao serviço.

3. Commitment (Compromisso): o compromisso deve estar tanto em realmente entregar o que foi comprado quanto em manter um atendimento ao cliente linear e eficiente.

4. Control (Controle): assim como sua empresa possui processos de gestão, o fornecedor deve ter igualmente os seus para organizar pedidos, saídas para entrega, faturamento, etc.

5. Cash (Dinheiro): avalie o quão estável financeiramente é a empresa do seu fornecedor, principalmente se ele é um fornecedor-chave para seu negócio funcionar.

6. Cost (Custo): a tabela de preços é um dos critérios centrais de como avaliar um fornecedor (mas não o único!) e vai influenciar na definição de cada um como um contato viável ou não para o seu negócio.

7. Consistency (Consistência): a consistência se alia ao comprometimento, pois manter processos padronizados é uma forma de assegurar que os pedidos chegarão como o esperado para todos os clientes.

8. Culture (Cultura): toda empresa tem seus valores organizacionais que são mostrados no atendimento, na postura do profissional na entrega, no comprimento de cada requisito para fechar e registrar as vendas. Inclua esse ponto entre seus critérios de como avaliar um fornecedor.

9. Clean (Limpeza): neste ponto considera-se tanto a limpeza física quanto a preocupação com os impactos das operações no meio ambiente e a organização legal do negócio.

10. Communication (Comunicação): é fundamental que um fornecedor tenha canais de comunicação eficientes seja por e-mail, telefone ou WhatsApp Business. Não se comunicar bem vai afetar toda a cadeia de processo, por isso valorize esse ponto.

Importância da avaliação de fornecedores

Um e-commerce depende diretamente do seu estoque para conseguir aumentar as vendas. Por isso, é importante ter fornecedores de qualidade e que possuem tanta consistência e comprometimento quanto você com o seu negócio.

Seguindo critérios de como avaliar um fornecedor, você consegue criar uma lista dos que sempre podem atendê-lo com a qualidade que você espera.

Contar com apenas um fornecedor exclusivo pode ser vantajoso em partes, mas sempre tenha como plano B outros contatos para recorrer.

Gostou de aprender como avaliar um fornecedor?

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