Como aumentar o faturamento de loja online no período de férias
Se você assim como outros lojistas está em busca de como aumentar o faturamento de lojas online no período de férias, chegou ao lugar certo. Separamos oito dicas de ouro para você alavancar suas vendas de e-commerce agora mesmo.
Mais do que nunca o seu negócio precisa ter estratégia de vendas online. Com a pandemia iniciada em 2020 a compra digital, que já era um sucesso, tomou conta de todos os nichos e setores, atraindo todo tipo de consumidor.
Foram mais de 300 milhões de pedidos e faturamento, recorde em 2020, além de uma alta de 57,5% no primeiro trimestre em 2021, segundo divulgado pela Resultados Digitais.
Então, não tem como fugir. Sejam produtos sazonais ou cotidianos, sua empresa precisa focar nas vendas digitais tanto quanto (às vezes até mais do que) no presencial.
Por isso, trazemos aqui oito estratégias práticas de como aumentar o faturamento de lojas online no período de férias.
Afinal, tradicionalmente, as férias contam com muitas oportunidades de compras, principalmente quando falamos das festas de fim do ano.
Portanto, fique com a gente até o final para saber o que deve fazer para seu negócio girar ainda mais.
Como aumentar o faturamento de loja online nas férias
Na lista de ações de como aumentar o faturamento da loja online estão:
- Monte a sua estratégia
- Amplie seu alcance
- Fidelize clientes antigos
- Melhore a experiência do usuário
- Crie campanhas pontuais
- Incentive feedbacks
- Realize pós-venda
1. Monte a sua estratégia
O primeiro ponto para você saber como aumentar o faturamento de loja online nas férias (e até fora delas) é: pense de forma estratégica. Um bom planejamento estratégico é essencial para que seu negócio se destaque e aumente as vendas.
Ao falar em planejamento estratégico estamos nos referindo a fazer escolhas, ações e campanhas de forma planejada e com um objetivo claro. Para ser assertivo nesse aspecto, é importante ter um estudo do mercado e do público-alvo.
Alguns pensamentos práticos podem te ajudar a pensar de forma mais estratégica:
- Qual o meu objetivo?
- Qual a persona que quero atingir?
- Como posso chegar nesse perfil?
Essas são questões que te ajudarão a chegar em ações assertivas para o seu negócio.
Não existe receita de bolo, cada e-commerce conta com suas particularidades. Então é importante pensar de forma personalizada para as necessidades da sua loja e que vai funcionar para ela.
2- Amplie seu alcance
Depois de falar sobre a necessidade de uma boa estratégia para e-commerce e indicar por onde começar, é hora de focar em ações práticas. Sendo assim, atrair novos clientes é um dos meios de como aumentar o faturamento da loja online nas férias.
Quando falamos em atração, o primeiro ponto a se pensar é na visibilidade. Não tem como rolar um match entre sua persona e sua empresa se você não for visto pelo mercado.
Então esteja nos canais digitais que seu público também está, no momento em que está. Para isso, existem métodos de divulgação eficientes como:
- anúncios em redes sociais
- otimização de conteúdos para ranquear melhor em pesquisas, por meio de SEO para e-commerce,
- ações com influenciadores digitais e mais.
Só que não é apenas sair anunciando e colocando sua marca em todos os lugares. Para o atrair o cliente, é importante fazer isso de forma realmente interessante.
Segundo essa matéria da Super Interessante, atualizada em 2018, vemos 90 propagandas por dia. E provavelmente esse número aumentou com o crescimento do uso de mídias sociais.
De qualquer forma, é uma grande quantidade de conteúdo e informação. Então, muito material se perde rapidamente quando consumimos. Para de fato atrair, é preciso captar a atenção do usuário que navega pelo canal.
Perceba que não estamos falando sobre quantidade (ter muitos anúncios em muitos lugares, por exemplo), mas sim sobre qualidade. Oferecer um conteúdo relevante para o perfil de cliente ideal.
Para isso, é importante ter bem definido o primeiro ponto de estratégia. Com uma persona bem segmentada, você consegue fazer suposições mais assertivas e específicas sobre o que ela realmente se interessa ou não.
Alguns pontos para se levar em conta são:
- Linguagem
- Conteúdo
- Contexto
Assim você estará dando conta de como aumentar o faturamento de loja online no período de férias e ainda aumentar o tráfego com novas pessoas.
3- Fidelizando clientes antigos
Outra alternativa de como aumentar o faturamento de lojas online no período de férias é fidelizando clientes antigos. Assim você garante o retorno de alguém que já conhece sua marca, incentivando com que compre novamente.
Nesse caso, a linha da estratégia de vendas de um produto deve ser diferente do anterior. A pessoa com quem você se comunica não apenas já teve contato com a marca, como já comprou com vocês.
Então demanda uma espécie de manutenção do relacionamento. Buscando formas de se manter como opção e não deixando ser esquecido.
Algumas sugestões práticas do que você pode fazer são:
- e-mail marketing,
- redes sociais,
- tratamento e atendimento pessoal.
Leia também: Como fidelizar o cliente: 6 dicas para continuar vendendo após a Black Friday
4- Experiência do usuário
Quando falamos de vendas digitais, não podemos deixar de lado a experiência do usuário. De nada adianta você ter uma comunicação alinhada com o público se, na hora que ele entrar na sua loja, ele se depara com um site que não carrega ou que não é nada intuitivo.
É como você entrar em um estabelecimento e ele estar uma bagunça, sujo e dificultando o acesso aos produtos que vende. Você acaba desanimando que o potencial consumidor chegue na etapa do funil de venda do e-commerce.
Portanto, tente ao máximo possível otimizar o seu site e o espaço de vendas. Quanto mais prático, menos etapas e menos chances da pessoa mudar de ideia na hora de comprar.
Elimine informações desnecessárias ou pop-ups que interrompem o processo e navegação e compra do usuário. Tudo isso pode gerar insatisfação ou estresse.
Além disso, use ferramentas como o Google Analytics para acompanhar o comportamento do usuário quando está no site.
Você está recebendo muito acesso, mas poucas compras? As pessoas chegam a fazer um carrinho, mas não finalizam?
Todos esses critérios auxiliam na compreensão sobre o que pode estar atrapalhando a experiência. Entendendo o motivo você pode consertar e melhorar ainda mais as vendas.
Por fim, não se esqueça de deixar o seu site responsivo para smartphones. Segundo a CNDL, 87% dos consumidores online no Brasil fazem as compras por celular.
5 - Campanhas pontuais
As férias são uma boa oportunidade para planejar e lançar algumas campanhas mais pontuais. Fim de ano, por exemplo, é uma fase com diversas ocasiões como:
- Black Friday
- Natal
- Ano novo
- viagens de verão
Então é interessante aproveitar essas brechas e engatilhar campanhas sazonais específicas para esse momento de férias. Você pode criar uma boa motivação para seu público consumir seu produto.
Só lembre do primeiro ponto e faça isso de forma estratégica. O mais importante é aproveitar esses gatilhos para conseguir capturar um público fiel e que vai querer retornar a sua loja. Não apenas consumidores vazios que só aparecem se estiver com ofertas.
6 - Incentive feedbacks
Comentários e feedbacks mostrando o produto e a qualidade são uma forma bastante eficiente de persuasão para outras pessoas comprarem.
Segundo a DCX, aproximadamente 95% dos usuários leem reviews antes de fecharem a compra.
Por isso os comentários agregam tanto às suas vendas. Então é extremamente interessante que se incentive os feedbacks de consumidores. Para isso você pode oferecer uma recompensa, como descontos para quem comentar relatando o que achou do produto.
A Shein, por exemplo, tem uma lógica de funcionamento em que o usuário acumula pontos quando comenta, sendo mais pontos quando o comentário inclui imagens. Esses pontos podem ser trocados por descontos.
Essa é uma estratégia bacana para e-commerce e vendas digitais. Além de garantir mais envolvimento e engajamento do público com sua loja.
7 - Pós-venda
Para fechar nosso conteúdo com meios de aumentar o faturamento da loja online no período de férias, é preciso falar sobre pós-venda. Para fazer o seu negócio girar é importante ir além de apenas garantir a venda de uma peça.
Você precisa focar em superar as expectativas do consumidor para que ele indique sua marca para outras pessoas, acompanhe suas atualizações e retorne sempre. E nada melhor do que um bom e atencioso suporte de pós-venda.
Para finalizar, fique sempre de olho também em canais como o Reclame Aqui, por exemplo. Caso tenha alguma reclamação sobre a entrega ou apareça algum problema, é essencial que tenha proatividade para atender e um suporte disponível.
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