Como aumentar minhas vendas online? 5 dicas para seguir

Como aumentar minhas vendas online? Essa é a pergunta que 10 em cada 10 empreendedores se faz atualmente.

Vender online já não é uma exceção para muitas empresas. É uma regra e a melhor forma de manter contato com seu público alvo.

O estudo "Perfil do E-commerce Brasileiro" da BigData Corp e PayPal aponta que existem aproximadamente 930 mil sites de comércio eletrônico ativos no país.

Em escala, os empreendedores tem muita concorrência e precisam atualizar tanto sua forma de vender quanto de divulgar seus negócios na internet.

Se você faz parte desse time de sites, vai aproveitar bastante as dicas de como aumentar as vendas que selecionamos neste artigo:

  1. Tenha um site responsivo
  2. Invista na credibilidade da sua marca
  3. Crie uma experiência de compra personalizada
  4. Expanda as vendas para marketplaces
  5. Mantenha um serviço de SAC organizado

Boa leitura!

GUIA de como aumentar minhas vendas online

A pandemia mundial do novo coronavírus recolheu as pessoas em casa o que gerou necessidades novas e colocou em evidência antigas melhorias necessárias na estrutura das casas e na qualidade de vida das pessoas.

De acordo com os dados da MCC-ENET em parceria com o Movimento Compre & Confie, as vendas de e-commerce no Brasil dobraram em junho de 2020, um aumento de 110,52%, comparado a 2019.

A instabilidade econômica prevista para os próximos anos reforça ainda mais a importância que a venda online terá na vida das pessoas.

Para aproveitar da melhor maneira esse novo cenário, invista nas dicas abaixo e tire suas dúvidas sobre como aumentar minhas vendas online:

1. Tenha um site responsivo

As vendas online nunca estiveram tão em alta, mas uma mudança no comportamento do consumidor gerou uma necessidade de mudança fundamental.

Além de priorizar o modo de compra online, os usuários estão fazendo seus pedidos pelos smartphones.

Isso gera a necessidade de ter um site responsivo, ou seja, que abre de forma otimizada no celular, independentemente das dimensões da tela, para que a experiência de compra do cliente não seja prejudicada.

A maioria das plataformas de e-commerce já oferece essa opção no seu pacote de benefícios. Mas quem monta uma loja virtual do zero, pode precisar de uma adaptação.

Vale contatar o seu programador e confirmar seu o seu site está otimizada para ser usado no celular, pois isso vai influenciar em como aumentar as vendas online.

2. Invista na credibilidade da sua marca

Se a questão “como aumentar minhas vendas online” é tudo que você pensa e deseja solucionar, já pensou sobre a credibilidade da sua marca na internet?

Um dos principais fatores para que um usuário se torne um cliente e compre de você é a confiança na sua empresa e na segurança do seu site.

Para valorizar sua marca invista em:

- Produtos de qualidade: selecione criteriosamente seus fornecedores para vender itens de qualidade. Descreva as características do produto detalhadamente, respondendo todas as dúvidas mais comuns sobre os produtos. Falsificações e produtos piratas só vão queimar seu filme no mercado.

- Interaja com os consumidores nas redes sociais: responda dúvidas, faça perguntas e ofereça conteúdos criativos com os quais eles possam aprender a otimizar o uso daquilo que você vende.

- Estimule os clientes a fazerem avaliações dos produtos na sua página: isso aumenta a confiança na sua loja virtual. Antes de comprar muitas pessoas pesquisam a fundo sobre os produtos e as opiniões de outros clientes são fundamentais para gerar confiança.

3. Crie uma experiência de compra personalizada

Outra iniciativa que vai ajudá-lo a responder como aumentar minhas vendas online, é criar uma experiência de compra personalizada para o cliente.

Pense no seu público-alvo e nas comodidades em relação a compra que ele valoriza:

  • facilidade de troca?
  • uma embalagem que parece presente?
  • dicas de como usar os produtos?

Se seu negócio também tem uma loja física, integre o sistema de compra das duas lojas e permita trocas presenciais dos produtos adquiridos online.

Outra maneira de criar uma experiência de compra rica é postar nas redes sociais os conteúdos dos clientes.

Incentive esse compartilhamento de ideias, dando dicas de como usar e otimizar a utilidade dos produtos e peça para os clientes marcaram o perfil da loja.

As pessoas gostam de ver e serem vistas, portanto, invista nesse perfil “narcisista do bem” das redes sociais para aumentar o desejo e, consequentemente, aumentar as vendas pela internet.

4. Expanda as vendas para marketplaces

Quem tem uma loja virtual própria encara o desafio de gerar tráfego qualificado e, consequentemente, vendas para o seu negócio.

Uma solução que pode ajudar no desafio de como aumentar minhas vendas online é cadastrar-se em um marketplace para ter um segundo canal de vendas.

Essas plataformas já possuem um tráfego de visitas alto, milhões de acessos mensais e vão ser um reforço no seu sistema.

A vantagem é que muitas plataformas de e-commerce possuem integração com alguns marketplaces como o Mercado Livre, por exemplo, o que facilita bastante a logística.

Confira as opções que a sua plataforma oferece e estude para definir um marketplace que seja relevante para o seu segmento de vendas.

5. Mantenha um serviço de SAC organizado

Lembra que citamos confiança e credibilidade na dica #2 de como aumentar minhas vendas online? Outro fator que está associado e esse resultado é um bom serviço de SAC.

Seja ágil para responder perguntas dos clientes sobre os produtos. Valor do frete, disponibilidade de cores, acessórios incluídos, são detalhes que se perguntados vão influenciar na decisão de compra do cliente.

Se algo não deu certo ou se o cliente solicitou uma troca, seja rápido para providenciar o que ele deseja fazer.

Para que o trabalho seja organizado e bem feito, deixe ativa no site as notificações de perguntas, adicione um chat ao vivo no e-commerce ou um chatbot.

Gostou das dicas de como aumentar as vendas?

Se “como aumentar minhas vendas online” também era uma pergunta que você se fazia, essas dicas vão ajudá-lo a traçar novas metas para o crescimento do seu negócio.

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