[Lista] 5 dicas de como atrair clientes para loja virtual
Saber como atrair clientes para loja virtual é um fator importantíssimo para quem tem ou quer abrir o seu próprio negócio online.
Da mesma forma que a internet facilita que qualquer um possa colocar produtos à venda online, também faz com que a concorrência seja grande.
Para sair na frente da concorrência e vender, você precisa saber como atrair clientes para loja virtual.
Uma das formas de conseguir isso, é traçar uma estratégia de marketing digital para e-commerce.
Mas, como você poderá fazer isso?
Parece muito complicado mas não se assuste, pois não é!
Você terá sim, muito trabalho pela frente, mas tudo aquilo que vale a pena vem dessa forma.
E para ajudar você e facilitar sua vida, vamos te mostrar o caminho de como atrair clientes para loja virtual. Com as melhores estratégias de vendas de produtos.
Como atrair clientes para loja virtual?
Para fazer com que sua leitura fique ainda mais leve, dividimos nossa estratégia de como atrair clientes para loja virtual da seguinte forma:
- Organizar sua presença online
- Use as mídias sociais a seu favor
- Faça promoções com influencers
- Faça anúncios direcionados
- Invista em conteúdo
Segue com a gente!
1. Organizar sua presença online
O primeiro e mais importante ponto de como atrair clientes para loja virtual, é você preparar a sua loja.
Se você não estiver preparado, de nada vai adiantar atrair clientes que poderão nunca mais voltar caso tenham uma impressão ruim ou experimentarem algum problema durante sua “visita”.
Mas, o que seria essa tal preparação?
Quando dizemos preparar sua loja virtual, estamos falando dos seguintes pontos:
- Identidade visual
- Facilidade de uso
- Confiança
- Funcionamento
Identidade visual
A identidade visual de sua loja ajuda em diversos fatores que vão desde a impressão inicial que o cliente têm de sua loja, até a facilidade de navegação.
Escolha uma identidade visual “leve”, que passe a impressão mais profissional possível.
Facilidade de uso
Organize o seu site de forma que os visitantes encontrem facilmente os produtos e promoções que você dispõe.
Se você não tem um site ou uma plataforma de loja virtual, sua estratégia online pode girar em torno de suas redes sociais. Mas facilite a interação com seus clientes respondendo e resolvendo suas questões diretamente no canal (rede social) que foi escolhido. Do contrário, você perderá venda!
Leia também: Social commerce: o que é e como usar essa estratégia de marketing?
Um exemplo desse erro: uma empresa faz uma propaganda no instagram, de um produto com 30% de desconto. Aí quando um cliente entra em contato para saber o preço, a empresa pede ao cliente que entre em contato pelo whatsapp para maiores informações.
A chance desse cliente desistir é grande! Ter que sair de uma plataforma para entrar em outra, adicionar aquele contato (ou mesmo apenas clicar no link) é um trabalho que muitas vezes o seu cliente não quer passar, apenas por uma informação.
Portanto, se sua loja virtual está em alguma rede social, resolva os problemas de seus clientes lá! Tenha sempre as informações prontas para entregar à seus clientes.
Se você possui uma plataforma, esteja atento às suas funcionalidades. Não deixe que pequenos erros ou falhas atrapalhem a experiência do seu cliente.
Confiança
Para que um cliente compre com você, é preciso passar confiança. E isso se faz de diversas maneiras.
Se você possui um site ou blog, você precisa, no mínimo, que seu site esteja coberto pela proteção SSL. Você consegue conferir isso diretamente com o provedor de seu site.
Uma outra forma de demonstrar confiança aos seus clientes, é colocando suas informações jurídicas como CNPJ e endereço da empresa.
Ou mesmo usar opinião real de outros usuários que já compraram com você.
Mas não se engane. O ideal é você usar todas elas, afinal, você não quer perder nenhuma venda. Não é mesmo?!
Funcionamento
Esteja sempre atento ao funcionamento dos processos em seu site. Desde um simples clique para favoritar um item, até mesmo erros nas compras.
Não vá perder uma venda por falhas em seu sistema.
2. Use as mídias sociais a seu favor
Independente de você ter um site próprio para vendas, usar as redes sociais é importantíssimo para divulgar seus produtos e promoções.
Escolha com carinho aquela rede social que mais tem a ver com o seu público. Utilize a mesma identidade visual, para não causar estranheza em seu cliente, e comece a alimentá-la com conteúdos e promoções
3. Faça promoções com influencers
Uma tática muito atual e que dá muito resultado é você usar a força de alcance de pessoas influentes. Os influenciadores digitais.
Procure um influencer que tenha “a cara” de sua marca e entre em contato com ele propondo uma parceria. Os preços costumam ser muito bons para o custo benefício que você pode ter.
O ideal é que você experimente pelo menos 3 influenciadores e vá monitorando qual deles traz um melhor resultado para sua estratégia online.
Para fazer esse monitoramento, você pode atribuir uma promoção a algum CUPOM com o nome do influenciador que trouxe aquele cliente até você. Dessa forma, em seu sistema, você poderá mensurar quais clientes vieram de cada influenciador.
4. Faça anúncios direcionados
Fazer anúncios direcionados é uma estratégia essencial para conseguir clientes pela internet usando o marketing digital para e-commerce.
Se sua pergunta principal neste momento, era: como atrair clientes para minha loja virtual. Essa estratégia é parte chave na resposta.
O marketing digital para e-commerce pode ser feito de diversas formas e em diversos canais.
Alguns dos canais principais que você pode anunciar são:
- Google Ads
Em todas estas plataformas você consegue configurar sua campanha de acordo com o seu objetivo e o público que deseja atingir.
Para o e-mail marketing para e-commerce, você pode utilizar o seu banco de dados de registros em seu site, e direcionar e-mails específicos de acordo com cada cliente. Seja um cliente que nunca comprou ou mesmo um cliente que não compra a muito tempo.
5. Invista em conteúdo
Uma das estratégias mais utilizadas atualmente no marketing digital para e-commerce é a marketing de conteúdo.
A produção de conteúdo é uma estratégia online que busca atrair clientes de forma orgânica. Isto é, sem que você vá até ele.
Ao criar conteúdo para o blog de sua loja, ou mesmo as suas redes sociais, os clientes chegarão até eles por conta da utilidade da informação que ali está.
Ao entregar algo útil para seus clientes você tem a chance de criar uma relação de maior confiança e proximidade. Facilitando as abordagens diretas de venda.
Pronto para atrair mais clientes para sua loja virtual?
Espero que tenhamos conseguido resposta para sua pergunta: como atrair clientes para minha loja virtual?
Seguir estas estratégias básicas, fará com que sua loja virtual esteja pronta para vender cada vez mais.
Para colocar todas essas estratégias para atrair clientes para loja virtual é preciso algum capital inicial e capital de giro suficiente para manter a empresa até que ela comece a dar lucro.
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