Como montar um plano de negócios para e-commerce? [GUIA]

E-commerce 13 de Set de 2019

O plano de negócios para e-commerce é um estudo realizado para oferecer um grande leque de informações para que o proprietário de um negócio esteja sempre dentro do seu planejamento e que consiga, dessa forma, atingir os objetivos pré-estabelecidos.

A criação de um plano de negócios para e-commerce é fundamental, fazendo com que o negócio atinja o sucesso desejado.

Isso porque a função de um planejamento é guiar de maneira eficiente a tomada de decisões que são essenciais para ter um crescimento sustentável da sua marca e das suas vendas.

Um plano de negócios é responsável por garantir uma maior sustentação das empresas, justamente porque ele fornece uma visão geral do empreendimento, o que torna dados importantes mais visíveis e apropriados para consultas constantes.

Assim, caso seja necessário tomar uma decisão importante em um determinado período do negócio, é possível agir com maior consciência, conhecendo de maneira aprofundada os números e as prospecções da empresa.

Por isso, se você possui uma empresa e deseja iniciar o seu e-commerce ou se você já tem uma loja virtual mas quer torná-la mais eficiente, aplicar estratégias baseadas em um plano de negócios e-commerce certamente trará melhores resultados.

O que é um plano de negócios e como ele funciona?

Também conhecido pelo termo em inglês “Business Plan”, o plano de negócios é um estudo realizado para oferecer um grande leque de informações para que o proprietário de um negócio esteja sempre dentro do seu planejamento e que consiga, dessa forma, atingir os objetivos pré-estabelecidos.

Por isso, um plano de negócios é composto de:

  • Possíveis cenários;
  • Consideração de problemas futuros;
  • Desejos e metas direcionadas ao negócio;
  • Planos de correção;
  • Captação de financiamentos e investimentos.

Isso quer dizer que um plano de negócios unifica dados fundamentais para que uma empresa consiga resolver possíveis problemas que possam surgir, pois já os conhecia previamente.

Desse modo, o negócio se torna mais sustentável em sua totalidade, fazendo com que o proprietário esteja sempre à frente dos problemas, possuindo uma estratégia de ação mesmo quando o cenário parecer ruim.

Por isso, quando uma empresa deseja iniciar também uma plataforma de vendas virtuais, é preciso criar um plano de negócios para e-commerce.

Nele, um estudo do segmento de atuação é feito, identificando as dificuldades e percalços, além de planejar de maneira mais concreta a expansão do seu e-commerce. Isso vale para todos os tipos de e-commerce.

Como fazer um plano de negócios para e-commerce?

Existem algumas maneiras práticas de montar um plano de negócios eficiente, especificamente para o seu e-commerce de modo a torná-lo um case de sucesso.

Para isso, é preciso elencar algumas dicas valiosas:

  • Levantar as principais informações sobre o seu negócio;
  • Realizar um estudo do mercado de atuação;
  • Criar estratégias eficientes para atingir o sucesso;
  • Propor metas e alcançar objetivos.

Essas características ajudam na estruturação de um plano de negócio para e-commerce tanto para abrir uma empresa quanto para inaugurar uma nova plataforma.

Confira abaixo as principais etapas de como montar um plano de negócios:

1. Realizando um apanhado geral do seu negócio

Nesta etapa do plano de negócios e-commerce, é preciso elencar toda a parte burocrática e financeira ligada ao tipo de empresa e ao e-commerce.

Isso quer dizer que se uma empresa especializada na venda de reboque para carros deseja ampliar o seu negócio para o mundo virtual, ela deve se enquadrar em todos os trâmites necessários para que a sua plataforma atue adequadamente.

Além disso, é preciso abrir um CNPJ direcionado para o tipo de atuação, informar o capital social e prever quais tipos de investimentos serão necessários para que o e-commerce possa começar a funcionar.

2. Estudando o seu segmento de atuação

Para estruturar bem um plano de negócios e-commerce, não basta apenas escolher um tipo de produto e anunciá-lo, esperando que as vendas comecem a surgir de repente.

Para obter sucesso no empreendimento digital, é preciso realizar um estudo aprofundado do seu segmento de atuação, e isso quer dizer que você precisará ter informações como:

  • O público-alvo que você deseja alcançar;
  • Escolher bons fornecedores para suprir o seu estoque;
  • Conhecer mais sobre a sua concorrência;
  • Estabelecer diferenciais interessantes para a sua empresa.

Entender melhor sobre o seu público-alvo te ajuda a direcionar suas estratégias para a captação de um maior número de clientes.

Um exemplo disso é de uma empresa especializada em fundações que precisa ofertar os seus serviços de arrasamento de estaca direcionando um anúncio para parceiras da área de construção civil, ao invés de focar em anúncios para empresas de arquitetura.

Apesar de ambas possuírem algum tipo de ligação com a parte de edificação, a arquitetura não é a parte interessada nesse tipo de serviço.

Além disso, é preciso encontrar bons fornecedores para que o seu estoque esteja sempre abastecido, já que a falta de um produto pode gerar perda de vendas.

Ser especializado em um tipo de produto também pode fazer com que os seus clientes busquem alternativas no seu e-commerce.

Se você trabalha oferecendo itens para festa, na busca por um painel de tecido sublimado, o cliente pode optar por comprar toalhas, bexigas e outros itens complementares para a realização de um evento.

Nesse sentido, contar com um bom fornecedor faz com que você consiga atender às necessidades do seu cliente, obtendo diferentes tipos de produtos para venda no seu site, de maneira rápida e eficiente.

Outro ponto importante que qualquer proprietário precisa dominar é o conhecimento sobre a sua concorrência.

Isso porque, obter mais informações sobre como outra empresa realiza a mesma atividade faz você ampliar horizontes, encontrando formas eficientes de oferecer maiores benefícios ao público-alvo do seu segmento.

Isso envolve oferecer diferenciais competitivos na sua área de atuação, seja ela de vendas de queimador de forno industrial ou de artigos de decoração que podem ser boas estratégias para promover uma marca.

3. Definindo o modelo de negócio

Depois de estudar o segmento ou os segmentos onde você deseja atuar, é importante definir as características gerais do seu modelo de negócio.

Então especifique no plano de negócios e-commerce:

- o tipo de produto que você vai vender: roupas, eletrônicos, peças, infoprodutos, etc.;

- quem é o público-alvo: empresas (B2B) ou consumidor final (B2C);

- de onde virá os produtos: fabricação própria, outra empresa ou revenda.

Esses detalhes operacionais são importantes para que as ações futuras tenham foco e organização.

Ter um estoque abastecido, mas ações de marketing direcionadas para o público errado pode retardar o crescimento da empresa.

Logística do e-commerce

A logística do e-commerce é um ponto crucial de um e-commerce e também deve fazer parte do plano de negócios e-commerce.

Isso porque desde a definição de onde vai vir o produto, passando pelo armazenamento de estoque, até a preparação e envio para o cliente, são muitos serviços.

Cada um deles gera despesas e precisam ter processos bem definidos para que o cliente fique satisfeito com o serviço oferecido.  

O tipo de envio — entrega pessoal, contrato com Correios ou transportadora — é um detalhe essencial, pois representa um custo tanto para o negócio quanto para o cliente.

Além da entrega normal, a logística de entrega reversa também deve ter os devidos processos estabelecidos para garantir a devolução ou troca segura dos pedidos.

São pequenos detalhes que fazem a diferença na experiência de compra que você vai dar para os futuros clientes que vai fazer a diferença e consolidar sua marca online. Então, faça essas escolhas com atenção.

4. Criando estratégias eficientes

As estratégias de venda fazem parte tanto de um negócio físico quanto de um negócio digital. Muitas vezes elas são responsáveis por proporcionar um maior número de vendas para a empresa.

Por isso, conhecer algumas das estratégias da concorrência ou mesmo lançar novidades podem ser ferramentas importantes, inseridas como alternativas para possíveis correções que você precise realizar no seu plano de negócios para e-commerce.

Se, por exemplo, um centro automotivo deseja abrir o seu e-commerce, mapeando eficientemente as principais características do seu segmento por meio de um plano de negócios, ele pode oferecer uma troca de óleo grátis na compra de um determinado número de frascos do produto, já que as empresas do segmento oferecem esse benefício a um comprador.

Além disso, quando o cliente busca mais informações sobre um determinado problema no carro, ele pode recorrer às informações disponibilizadas no e-commerce da sua empresa, por meio de um blog que oferece marketing de conteúdo.

Essa pode ser uma boa fonte de conversão de vendas, pois quando uma determinada busca de informações sobre direção hidráulica dura leva o leitor para o seu site, é muito possível que a solução oferecida por você resulte em uma venda.

Por isso, oferecer conteúdo relevante sobre um determinado tema confere ao site uma autoridade sobre o assunto e faz o cliente sentir mais confiança na sua empresa.

Nesse sentido, essa também pode ser uma estratégia para oferecer outros benefícios ao cliente, como um auto socorro 24 horas, caso ele opte por realizar algum tipo de reparo no veículo dentro do seu estabelecimento.

Esse tipo de tática costuma ser uma maneira eficaz de alcançar um maior número de clientes, criando assim diferentes formas de alcançar o seu público-alvo.

Uma boa estratégia também abrange o oferecimento de produtos complementares, ou seja, se você possui um cliente que precisa efetuar a compra de um dispensador de senha bico de pato, oferecer a bobina por um preço promocional é uma estratégia eficaz de aumento de lucro.

5. Estruturando as finanças

Uma parte importante do plano de negócios para e-commerce é a descrição da parte Financeira.

Um negócio tem despesas para operar. Da compra de produtos ao pagamento de funcionários, as contas básicas devem estar sempre na ponta do lápis.

Criar uma planilha mensal de acompanhamento é uma forma simples de elencar as contas fixas, as contas variáveis e a receita mensal do negócio.

Assim, desde o início você tem um panorama das principais despesas mensais fixas e variáveis e pode comparar com o capital que você tem para iniciar o negócio.

Nessa etapa, outro ponto importante é a organização para conseguir um empréstimo empresarial, se for necessário.

Mas é importante que o suporte financeiro tenha um planejamento para que possa ser investido estrategicamente, facilitando a chance de trazer retorno para o negócio.

6. Traçando metas para alcançar objetivos

O plano de negócios para e-commerce também é uma maneira eficiente de traçar metas para alcançar um determinado propósito.

Por isso, mesmo que você já possua um e-commerce em funcionamento, é essencial montar um plano de negócio estruturado.

Afinal, o plano deve ser atualizado anualmente, pois a cada nova conquista é preciso traçar novos objetivos.

Um exemplo disso é o de uma fábrica que possui como seu principal produto um secador de ar comprimido e deseja aumentar o seu portfólio. Nesse caso, o plano de negócios para e-commerce deve comportar uma forma de atingir esse objetivo.

Isso pode se realizar com investimentos em maquinários especiais, contratação de novos profissionais e com aprimoramento de processos.

Ou ainda, se uma empresa deseja atender a demanda de pedidos a nível nacional, ela certamente precisará de uma injeção de capital que pode ser obtida por meio da entrada de novos sócios em um negócio.

Por isso, o plano de negócios oferece uma série de possibilidades, sendo que todas elas devem fornecer ferramentas para conhecer detalhadamente cada etapa do processo, sendo utilizado não apenas para negócios físicos, como também para e-commerce.

7. Ferramentas para e-commerce

A definição das ferramentas essenciais também pode entrar no plano de negócios para e-commerce, pois os investimentos em tecnologia vão potencializar a expansão do negócio.

Em um primeiro momento, liste todas as ferramentas que seriam úteis para a organização e a gestão da sua empresa online.

Depois, pesquise os preços desses serviços para fazer a soma dessas despesas. Em seguida, analise a viabilidade de manter as despesas mensalmente.

Se todas não couberem no orçamento, veja as ferramentas que já estão agregadas a sua plataforma de e-commerce e invista em outras ferramentas como, por exemplo, serviços de marketing para melhorar a qualidade das suas ações.

As plataformas de anúncio como Facebook e Google não cobram uma mensalidade para utilizá-las, mas é importante ter uma parte do orçamento dedicado para os anúncios pagos.

As campanhas promocionais e de marca também devem entrar no orçamento, pois podem precisar de um profissional para criar templates e de verba para divulgação.

Pronto para fazer o seu plano de negócios para e-commerce?

Colocar os passos acima para montar o plano de negócios da loja online vai exigir tempo, foco e atenção para fazer uma análise bem apurada.

Todos os detalhes são importantes, mas é fundamental ter um cuidado extra com a parte financeira.

De acordo com o relatório do Sebrae sobre a mortalidade das empresas, 50% dos empreendedores não sabem se seus negócios são lucro ou prejuízo.

Isso leva a uma taxa de mortalidade alta com 80% dos e-commerces encerrando suas operações antes de 18 meses de atividade.

Para evitar essa estatística, faça um planejamento financeiro detalhado dos custos para o primeiro ano de negócio e prepare o caixa da empresa.

Caso precise de suporte financeiro, o empréstimo online é uma opção rápida e segura.

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Combinamos Análise de Crédito Tradicional e High-Tech: Trazemos Insights, Tendências e Soluções para Diferentes Setores