Como anunciar no TikTok? Conheça o sistema de Ads da rede

O nome TikTok talvez soe apenas levemente familiar se você estiver além da faixa entre 16 e 24 anos, que corresponde a 40% do público da rede social. Mas a geração Z é que está fazendo as marcas se atualizarem sobre como anunciar no TikTok.

Provavelmente mais que se atualizar. As marcas estão conhecendo o potencial dessa rede social que desbancou o Instagram em muitos países do mundo — primeiro, os asiáticos como China e Índia e agora o aplicativo está com tudo nos Estados Unidos.

No primeiro trimestre de 2020, o TikTok foi o aplicativo mais baixado registrando mais de 2 bilhões de downloads somando Apple Store e Google Play ao redor do mundo.

Mas e no Brasil? Por aqui, o aplicativo de vídeos curtos tem mais de 7 milhões de usuários, segundo a pesquisa da Global Web Index.

O TikTok Ads ainda não está disponível em todas as regiões do globo. Inclusive, no Brasil, as marcas podem apenas fazer um pré-cadastro.

Enquanto a página de campanha do TikTok não está aberta por aqui, vale a pena conhecer as possibilidades que a plataforma proporciona.

O que é TikTok?

O TikTok é uma rede social focada em vídeos curtos onde são postadas de desafios de dança (responsável pelo boom do app), aprendizado de línguas, dicas de moda, culinária, etc.

O aplicativo foi criado em 2016 na China com o nome de Douyin. Em 2017, com a compra do Musical.ly, foi lançado globalmente como TikTok. Em 2018, os dois aplicativos viraram um só e desde então a empresa só cresceu.

Uma curiosidade é que no TikTok o usuário pode apenas assistir o que as outras pessoas postam sem precisar alimentar seu feed.

O resultado? Os usuários brasileiros já passam cerca de 60 minutos por dia no TikTok desde março de 2020, segundo o Mobile Time.

O público jovem, atento e com poder de compra certamente chama a atenção das marcas anunciantes e a empresa sabe disso.

Como anunciar no TikTok?

Como destacamos na introdução do post, o TikTok Ads ainda não está disponível em todos os países. O Brasil é um deles.

A página TikTok for Business está acessível apenas em inglês, mas ao clicar em ‘Get started’ é possível fazer uma espécie de pré-cadastro.

Essa opção para anunciar no TikTok que é mais democrática, barata e automática como o Facebook Ads ainda não está aberta 100%, mas as grandes marcas conseguem contornar esse caminho.

A equipe de vendas do app já oferece atendimento para grandes empresas que já criaram seus desafios de dança com hashtags oficiais.

Com o mercado brasileiro em ascensão, não vai demorar para que seja possível qualquer marca anunciar no TikTok por aqui.

Tipos de publicidade

O TikTok terá uma plataforma própria para os anúncios que é o TikTok for Business. Nela, depois de se cadastrar, será possível criar dois formatos de publicidade:

  • campanhas: com configurações e segmentação mais detalhadas;
  • anúncios: mais simples apenas com vídeo, uma chamada de texto e call to action.

O passo a passo é parecido com o Facebook Ads e vai pode ser feito pelo próprio anunciante, sem precisar de suporte.

Formatos e posicionamento dos anúncios

Cada tipo de publicidade no TikTok Ads poderá ser posicionado em diferentes partes do app. As principais são:

- Anúncio in feed: aparecem no feed de vídeos do usuário na aba ‘Para você’. A vantagem é que eles se misturam bem com o conteúdo orgânico, sem parecer tanto com publicidade.

- Concursos e desafios com hashtags: as marcas vão poder criar hashtags personalizadas para suas ações, o que facilita a busca dentro do app. Assim como no Instagram, ao clicar na # aparecem todos os vídeos marcados com ela. Esses anúncios aparecem no topo da tela ou próximo na aba ‘Discovery’.

- Anúncio tela inteira: aparece quando o usuário abre o aplicativo e pode durar entre três e cinco segundos. Também aparece na aba ‘Para você’.

- TopView: também é um formato de anúncio em tela inteira e pode durar até 60 segundos.Sua reprodução, ao contrário do anterior, não começa automaticamente.

- Anúncio com filtros personalizados: esse formato de anúncio é negociado direto com a equipe de vendas do TikTok. É similar ao recurso do Instagram.

Confira um tour pela interface da página da campanha TikTok no vídeo abaixo:

Como vender no TikTok?

Enquanto os anúncios não chegam, é possível aproveitar a plataforma para divulgar sua identidade de marca e seus produtos. Algumas dicas de como vender no TikTok são:

Crie conteúdo original

Criatividade é a palavra-chave para o TikTok. Lembre-se que você está lidando com a geração Z. Os jovens curtem conteúdos diferenciados que despertam curiosidade, além de possuírem uma estética diferenciada.

Aproveite os recursos de edição do app para fazer montagens e comece a criar hashtags personalizadas para seus produtos.

Assim, quando for possível anunciar no TikTok, você já tem metade do caminho planejado.

Capriche na trilha sonora

O TikTok é uma rede visual, mas a música é um detalhe importante dos vídeos que circulam na rede.

Pense na identidade da sua marca e associe sons e trilhas sonoras a ela. Pesquise as marcas fabricantes do seu produto e entre nos sites oficiais e assista propagandas para se inspirar.

No próprio app, você consegue puxar músicas para seus vídeos, mas também pode postar vídeos com suas próprias trilhas.

Faça parcerias com influenciadores digitais

Os influenciadores digitais dominam o TikTok. Encontre pessoas que dialoguem com sua marca e seus produtos na rede social para propor parcerias.

O vídeo tem bastante poder de engajamento e com um criativo profissional, sua marca pode ganhar mais visibilidade e relevância.

No TikTok ainda não existe a possibilidade de adicionar link assim como nos Stories do Instagram. Porém dá para aproveitar os comentários. Se a ação for boa, aumenta as chances dos seguidores se engajarem.

Devo investir no TikTok Ads?

Enquanto ainda não dá para anunciar no TikTok, você pode analisar os pontos e as estatísticas que mencionamos acima.

O app é uma rede social com um público-alvo jovem e, por isso, é importante pensar se esse público bate com o do seu negócio.

Investir por investir não traz resultados, independentemente da rede social. Ter uma estratégia com objetivo definido é fundamental.

Então, se sua marca tem potencial para explorar o TikTok, planeje e comece a fortalecer sua presença desde já!

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De tempos em tempos surge uma rede social e logo chega um novo canal de publicidade. Com o direcionamento certo, você pode tirar o melhor proveito dessas oportunidades.

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