Como anunciar no Twitter? Guia para lançar sua campanha!

Umas das redes sociais mais populares da internet, o Twitter é uma praça muito fértil para expandir sua marca e atrair novos clientes em potencial. Por isso, criamos este guia para que você tenha acesso a tudo sobre como anunciar no Twitter.

Como anunciar no Twitter? Passo a passo

Se você já tem familiaridade com outras ferramentas de anúncios pagos na internet como Facebook e Google Ads, irá perceber que existem certas similaridades na maioria dos pontos do processo de como fazer anúncio no Twitter:

1. Crie uma conta no Twitter Ads;

2. Clique em “criar uma campanha”

3. Escolha um dos objetivos de campanha (falaremos deles a seguir);

4. Na próxima página você deverá definir um nome para campanha, seu período de duração, os valores investidos e a forma de pagamento;

5. Configure o grupo de anúncios e escolha o padrão de otimização de acordo com o objetivo da campanha, a maioria deles o padrão automático é o mais indicado;

6. Escolha se seu orçamento de campanha será gasto por um período ou por dia;

7. Refine sua campanha com dados pertinentes a sua persona: faixa etária, gênero, localização, interesses e quem esse público segue no Twitter;

8. Escolha os tweets que vai usar na campanha e clique em analisar e concluir.

Quais os tipos de campanhas de vendas no Twitter?

Após seguir os passos de como anunciar no Twitter, você já consegue fazer com que sua campanha comece atingir os usuários que se encaixam no perfil que você traçou.

Mas para entender melhor como a plataforma opera e como usar essa estratégia de marketing digital para e-commerce, é preciso conhecer melhor:

  • os tipos de campanhas de vendas no Twitter,
  • o que cada um vai te oferecer,
  • como configurá-las dentro do Twitter Ads.

Ao todo são oito tipos de objetivos de campanha, que se dividem em três tipos mais gerais:

  • Reconhecimento,
  • Consideração,
  • Conversão

Caso você já tenha anunciado no Facebook ou Instagram, é possível perceber a semelhança em relação a esses modelos.

Leia também: Social commerce: o que é e como usar essa estratégia de marketing?

Reconhecimento

Possui o objetivo de Alcance, e ao escolhê-lo a ideia é criar uma campanha de topo de funil de vendas para o e-commerce. Com ela você busca aumentar o reconhecimento da sua marca. A campanha de alcance irá priorizar a máxima entrega entre os seguidores do Twitter, uma espécie de panfletagem na rede social.

Consideração

Depois de expandir um pouco sua marca, os anúncios de consideração são interessantes para atingir o consumidor em potencial que já deu uma boa resposta ao primeiro contato com a empresa (o que pode ou não ter acontecido por meio dos anúncios).

Para fazer isso, a ferramenta te dá 6 opções de tipos anúncios, todos com propostas de finalidades distintas, veja todas:

  • Visualizações de vídeo: o custo deste anúncio será em cima da quantidade de visualizações do vídeo do seu anúncio;
  • Visualização de pre-roll: uma forma de combinar o seu anúncio com o conteúdo premium da rede social;
  • Instalações de aplicativo: busca promover os downloads de um determinado app, o custo é cobrado por clique no botão “baixe aqui” e não necessariamente por downloads efetivos;
  • Clique no site: campanha de tráfego paga, também é cobrada por clique no link do site no CTA do seu anúncio;
  • Engajamento: a finalidade é de incentivar a interação do público usado como recorte diante das publicações patrocinadas;
  • Seguidores: Por fim, o objetivo de campanha mais distinto, esta opção visa criar uma audiência maior para seu perfil, apresentando-o e incentivando para que sua marca ganhe mais seguidores.

Conversão

Após trazer mais formas de envolver seu consumidor em potencial, se ele ainda não está convencido de comprar seu produto ou contratar seu serviço, você pode usar a campanha de conversão para dar esse empurrãozinho que ainda falta e alcançar quem já está no fundo do funil.

No entanto, há de se ressaltar que só existe um tipo de objetivo dentro de conversão: a opção de reengajamento com aplicativo. Por conta disso, se sua marca não tiver um app, esse objetivo não servirá para sua empresa.

Essa opção buscará fazer com que os usuários do seu app recebam novos convites para interação, aumentando assim as chances deles realizarem alguma ação como a contratação de um plano pago ou a compra de um produto.

Dicas de como anunciar no Twitter

Agora que você já sabe como anunciar no Twitter e quais os objetivos de campanhas, veja aqui algumas dicas para que suas campanhas sejam mais efetivas e você possa tirar o melhor em cada anúncio.

Faça o texto curto e agradável

Os tweets com o melhor desempenho são aqueles que têm entre 50 e 100 caracteres, claro que é preciso transmitir a mensagem com clareza, mas busque ser sucinto, objetivo e manter essa margem para ter melhores chances de sucesso no seu anúncio.

CTA deve se claro e direto

Evite termos muito genéricos e deixe claro o que acontecerá quando o consumidor clicar naquele botão. Isso faz com que os cliques aumentem.

Campanhas para ganhar seguidores tem que ser clara com termos como “siga-nos agora”. Já outras voltadas ao engajamento podem apostar em frases que incentivam as pessoas a se envolverem com a publicação como “comente aqui a sua opinião sobre (tema da publicação)''.

Senso de urgência é fundamental

O Twitter é conhecido por ser a rede social para se ver o que está acontecendo naquele momento, em tempo real e com várias atualizações. Por conta disso, sua publicação precisa ter esse tom mais “apelativo” para não se perder no meio de outros tweets.

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