[Guia] Como anunciar no Google Shopping e ampliar as vendas

Uma das formas mais eficientes de divulgar a sua empresa é aprendendo como anunciar no Google Shopping.

O Google Shopping é uma plataforma de anúncios que usa a pesquisa dos usuários para oferecer os produtos das marcas que criaram uma campanha de anúncios para esse formato.

Exatamente por essa característica, de mostrar anúncios conforme a pesquisa feita, é um tipo de anúncio que recebe muitos cliques de usuários qualificados e que realmente desejam realizar uma compra.

Quando um comprador clica em um produto anunciado no Google Shopping é enviado à loja virtual do anunciante para continuar a jornada de compra.

Se você não sabe como anunciar no Google Shopping, está no lugar certo! Vamos te ensinar a configurar sua primeira campanha. Antes, entretanto, uma breve explicação sobre o que é Google Shopping.

O que é Google Shopping?

O Google Shopping é um serviço do Google que apresenta aos usuários que pesquisam por um produto, opções de compra alinhadas às suas buscas.

É um modelo de publicidade paga, em que os varejistas precisam pagar para aparecer nos resultados de pesquisa do Google Shopping.

O Google Shopping é, então, uma opção de anúncio dentro do leque oferecido pelo Google AdWords, ideal para varejistas que comercializam produtos de diferentes áreas.

Se você quer compreender mais profundamente o conceito sobre essa ferramenta, sugerimos que leia o artigo;O que é Google Shopping: como configurar para vender mais”.

Como podemos observar, os resultados do Google Shopping compartilham informações como:

  • o nome do produto;
  • link para a página do produto;
  • preço
  • uma foto.

Como anunciar no Google Shopping: passo a passo

A seguir, criamos um passo a passo necessário para configurar sua conta e começar a anunciar seus produtos no Google Shopping.

1. Configurar uma conta do Google Merchant Center

Para que seus produtos sejam exibidos nos resultados do Google Shopping, você deve se inscrever em uma conta do Google Merchant Center.

Depois de fazer isso, o próprio Google Shopping possui uma tecnologia que “puxa” os produtos que você deseja anunciar, direto de sua loja virtual para a plataforma de anúncios, assim você não precisa cadastrar produto por produto em sua campanha.

Basta indicar quais, dos que já estão na sua loja, você deseja que apareçam no “box” do Google Shopping.

2. Otimize as imagens de seus produtos

É importante importante otimizar as imagens do produto para que a qualidade da imagem atraia o clique do usuário.

A foto do produto é a parte mais importante de seu anúncio, afinal, é por elas que os usuários escolhem em qual produto clicar e comprar.

Sim, o preço também é responsável por atrair cliques, mas uma imagem com baixa qualidade pode gerar desconfiança sobre a confiabilidade do seu negócio.

Se você quiser que seus produtos sejam exibidos no Google Shopping, recomendamos seguir as diretrizes de imagem do Google desde o início:

  • use um fundo branco, cinza ou de cor clara;
  • fique atento à iluminação do produto para não gerar sombras;
  • evite imagens pixelizadas;
  • as imagens devem ter em torno de 172 px x 172 px.

3. Tenha uma boa descrição de produto

A descrição de seus produtos informam ao Google o que eles são. Além de ajudar o visitante a compreender tudo sobre ele.

Esses dados são essenciais porque ajudam o Google a encontrar e exibir seus produtos quando as pessoas pesquisam determinados termos.

Para configurar seu feed de produtos, acesse sua conta do Google Merchant Center. Clique em Produtos > Feeds e, em seguida, clique no ícone azul "+".

Primeiro, insira seu país e idioma. Esses dados determinam quais regiões verão seus produtos, por isso é importante.

Em seguida, nomeie seu feed de produtos e escolha como você vai inserir as informações do seu produto.

Se você escolher Planilhas Google, poderá fazer o upload de sua própria planilha ou usar um modelo fornecido pelo Google Merchant Center.

Essa etapa também permite que você crie uma programação de envio, dependendo da frequência com que você atualiza seu estoque de produtos.

Essa planilha é usada para ajudar o Google a indexar e exibir seus produtos.

Abaixo, há uma breve lista de alguns atributos de produto obrigatórios que o Google usa para criar seus anúncios do Google Shopping.

  • Id: o identificador exclusivo do seu produto. Use o SKU, se possível,
  • Título: adicione todos os detalhes que os compradores podem pesquisar, como tamanho, cor ou estilo. Exemplo: Cama de casal King Size Molas Embutidas Castor,
  • Descrição: inclua apenas informações sobre o produto,
  • Link: a URL da página de destino do seu produto,
  • Image: URL da imagem principal do seu produto,
  • Disponibilidade: volume em estoque,
  • Preço: deve ser o mesmo presente em sua loja,
  • Categoria: a categoria de produto definida pelo Google para seu produto. Inclua a categoria mais relevante.
  • Marca: o nome da marca do seu produto.

Agora você pode acessar seu feed de produtos em sua conta do Google Merchant Center em Produtos > Feeds > Feeds primários.

No vídeo abaixo você aprende como anunciar no Google Shopping com uma campanha excelente em pouco mais de 2 minutos. Confira!

Agora você já sabe como anunciar no Google Shopping

O Google Shopping é quase um shopping digital onde os compradores podem entrar, pesquisar o que querem e ver muitas marcas e tipos diferentes de produtos em uma única tela.

O Google Shopping não só aumentará o tráfego do seu site, mas aumenta suas taxas de conversão e vendas, levando seu produto à usuários qualificados, que querem comprar.

Resumindo, se você espera divulgar sua loja virtual deve incluir em suas ações o Google Shopping. Essa tática deve fazer parte de seu investimento contínuo em marketing e na estratégia de expansão de mercado.

Esperamos que você tenha compreendido como anunciar no Google Shopping.

É preciso ter em mente, entretanto, que para colocar em prática qualquer tática de como divulgar uma loja virtual, é preciso que você tenha capital. Ele será necessário, tanto para investir nas estratégias sugeridas, como para ampliar seu estoque.

Leia mais em: Como calcular o giro de estoque: fórmulas + exemplo prático

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