Checklist de lançamento de produto: 8 ações para bombar as vendas

Lançar um novo produto gera sempre uma expectativa e um certo frio na barriga sobre o resultado que ele terá, afinal, você acaba de abastecer seu estoque com um novo item e espera que ele não encalhe, não é mesmo? Para estimular as vendas logo nos primeiros dias de produto no ar, indicamos um checklist de lançamento de produto!

O checklist de lançamento de produto vai te ajudar a organizar as atividades que devem ser executadas para que o item novo em suas “prateleiras” possa começar a trazer retorno em vendas, imediatamente.

Esse checklist deve guiar sua estratégia de lançamento e vai te ajudar a focar em ações com bom potencial de retorno sobre investimento. Gostou? Então continue lendo e aprenda como fazer um lançamento digital.

Checklist lançamento de produto: 8 etapas para bombar suas vendas

Confira a seguir as etapas do checklist de lançamento do produto:

  1. Estabeleça uma buyer persona
  2. Tenha claro qual é o diferencial do que está sendo vendido
  3. Crie uma landing page para destacar o produto
  4. Estabeleça parcerias com influenciadores e afiliados
  5. Use as redes sociais para gerar curiosidade e apresentar a novidade
  6. Crie uma campanha que gere um senso de urgência na compra imediata
  7. Divulgue o produto para sua base de leads (em primeira mão)
  8. Invista em anúncios de atração e remarketing

1. Estabeleça uma buyer persona

A buyer persona é um perfil detalhado de um cliente em potencial que tem mais chances de se identificar com o produto e aproveitá-lo ao máximo.

Ao compreender quem é a persona do produto você poderá direcionar os argumentos de venda e as campanhas de marketing para atingir, exatamente, esse perfil de cliente.

No vídeo abaixo você aprende como criar a buyer persona da sua empresa. Use essas técnicas para criar o perfil ideal de cliente para o produto que será lançado.

2. Tenha claro qual é o diferencial do que está sendo vendido

Por que você escolheu esse novo produto para ser vendido? É provável que você tenha encontrado algum diferencial que possa destacá-lo entre os outros produtos do mercado. Isso fez com que este item se tornasse uma boa oportunidade para sua empresa.

Faça uma lista de todos esses diferenciais e benefícios que um consumidor pode ter ao comprar o item oferecido.

Essas informações serão importantes ao longo do trabalho de marketing e vendas que você vai executar, dentro do cronograma de lançamento do produto.

3. Crie uma landing page para destacar o produto

Uma landing page pode funcionar para muitas coisas, como por exemplo, para captar leads. Entretanto, para e-commerces ela pode agir como uma página de produtos mais personalizada e completa, ideal para uma estratégia de lançamento.

Dessa forma, você pode direcionar suas campanhas para uma página especial, mais atrativa e personalizada.

No vídeo abaixo, você tem acesso a um passo a passo sobre como criar uma landing page perfeita. Vale a pena conferir e aplicar.

4. Estabeleça parcerias com influenciadores e afiliados

Ampliar o alcance do seu produto deve ser um dos seus principais objetivos, por isso,  incluir no  checklist de lançamento do produto a participação de influenciadores e afiliados pode ser uma excelente solução para isso.

Atualmente, existem aplicativos que ajudam donos de lojas virtuais a encontrarem influenciadores dispostos a fazer parcerias.

Lembre-se que não é preciso contratar influenciadores com milhares de seguidores para ter um bom resultado com a estratégia, por isso, considere aprender mais sobre o tema e entenda como atrair clientes para a loja virtual.

5. Use as redes sociais para gerar curiosidade e apresentar o item

Suas redes sociais também têm um importante papel em uma estratégia focada em como lançar um produto inovador no mercado.

Por meio desses canais é possível compartilhar informações sobre os produtos como:

  • benefícios,
  • recursos,
  • vídeos com dicas de usos,
  • fotos, e mais.

Aproveite todas as ferramentas que você tiver à sua disposição como funcionalidades de conteúdo ao vivo, stories do Instagram, feed, entre outras soluções.

Uma das dicas bônus é usar as redes sociais para criar um suspense no bom e velho estilo “vem aí!”. Ações de pré-lançamento, geralmente, causam curiosidade, o que pode gerar um burburinho muito interessante para o seu negócio.

6. Crie uma campanha que gere um senso de urgência na compra imediata

Uma das formas de bombar sua estratégia de lançamento é criando uma oferta irresistível para a compra imediata.

Você pode investir em um super desconto, em um mega cashback, frete grátis, um brinde realmente impactante ou outra ideia que possa fazer os clientes querem comprar o produto assim que ele for lançado.

Além de trazer resultados financeiros, esse tipo de estratégia ajuda a gerar um “falatório” positivo sobre o produto que contribui para resultados também a médio e longo prazo.

7. Divulgue a novidade para sua base de leads (em primeira mão)

Uma das estratégias que não podem faltar no seu checklist de lançamento de produto é o e-mail marketing para e-commerce.    

Use esse canal para ativar antigos clientes e para se comunicar com pessoas que já conhecem a sua marca, mesmo que nunca tenham comprado nada.

Crie uma sensação de exclusividade para quem estiver já na sua base, comunicando sobre a novidade em primeira mão.

Também é possível alinhar o e-mail marketing com uma campanha de captação de leads qualificados.

Instigue os usuários a se cadastrarem para saber mais sobre o que “vem por aí” e receberem ofertas exclusivas. Lembre-se depois de cumprir sua promessa!

Para gerar esses novos leads use banners no seu site, pop-ups de saída, anúncios no Facebook Leads Ads e mais.

8. Invista em anúncios de atração e remarketing

Por último, mas não menos importante, o checklist de lançamento de produto em e-commerce não pode deixar de fora as campanhas de anúncios pagos no Google Ads, Facebook Ads e outros.

Se você nunca realizou esse tipo de campanha ou deseja otimizar as suas ações, indicamos que acesse o artigo, Google Adwords para e-commerce: um guia passo a passo”.

Todo esse conjunto de ações do checklist de lançamento de produto em e-commerce exigem investimento financeiro, incluindo a própria montagem de estoque de produtos para atender aos seus clientes. Para isso, você pode contar com a Gyra+. Nós realizamos financiamento empresarial online para que empreendedores digitais possam atingir todo o potencial de seus negócios.

Em três passos simples, você pode ter o capital de giro que precisa para investir mais no seu negócio online:

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