Carrinho abandonado: 5 dicas para recuperação de vendas
Quando se trata de como fazer uma loja virtual vender mais, existe um desafio constante em relação às vendas: a recuperação de carrinho abandonado. Mas o que é isso?
Se você não associa o nome a ação, o carrinho abandonado é quando um possível cliente coloca itens no carrinho, segue até a página de checkout, mas no último minuto desiste da compra.
Provavelmente, você, como cliente, já fez exatamente isso. “Namorou” dias e dias um produto, começou a comprar, mas por algum motivo desistiu.
E as razões para isso acontecer são diversas. Do valor alto do produto que gera dúvidas se é mesmo um investimento adequado para o momento, o frete muito caro, cadastro muito longo, entre outros.
Como dono de um e-commerce, é fundamental ficar de olho nesses pedidos que ficam no “quase”, principalmente porque existem estratégias para recuperá-los e fechar a venda.
Quer saber como fazer? Reunimos as principais dicas para recuperação de carrinho abandonado para aplicar no seu negócio. Confira!
Recuperação de carrinho abandonado: como fazer?
As estratégias de recuperação de carrinho abandonado vão desde campanhas de e-mail até melhorias no site, no atendimento ao cliente e campanhas exclusivas e direcionadas para esse grupo.
Afinal, essa é uma parcela do seu público que está totalmente propensa a comprar, pois tiveram proatividade de entrar no site e montar uma compra.
Veja a seguir algumas estratégias para fazer a recuperação de carrinho abandonado:
1. Planeja as ações de recuperação
Antes de colocar qualquer estratégia de venda em prática, primeiro é preciso fazer uma análise do cenário para tomar decisões mais acertadas.
No caso do carrinho abandonado, a situação é bem específica: são clientes que querem comprar, montaram sua compra, mas não a concluíram.
Então analise nas estatísticas da sua plataforma de e-commerce:
- a quantidade de carrinhos abandonados por mês?
- quanto clientes retornam espontaneamente para concluir a compra?
- quanto tempo, em média, os clientes demoram para voltar?
Essas informações são essenciais para criar planos de ação mais assertivos e com objetivos claros.
Um exemplo de canal muito usado na recuperação de carrinho abandonado é o e-mail marketing para e-commerce. Sabendo o tempo que demora para o cliente retornar, o e-mail pode funcionar como um incentivo para reduzir esse prazo, por exemplo.
O SMS e as redes sociais — informações que podem ser extraídas do cadastro do cliente — também são outras opções. As mensagens podem vir acompanhadas de links rastreáveis para que seja possível analisar as conversões depois.
Tenha uma linguagem informal, próxima e convidativa que expresse a identidade da sua empresa e desperte o interesse pela compra de novo.
2. Revise seu processo de checkout
O checkout é um ponto crucial e onde muitos clientes desistem da compra. Essa etapa é aquela em que o cliente preenche seus dados ou faz/cria seu login para fazer o pagamento.
Por isso, precisa ser o mais objetiva possível, mas sem deixar de lado nenhum dos parâmetros de segurança necessários.
Se a sua loja regista um alto número de carrinhos abandonados, analise:
- se o checkout da sua loja virtual é muito complicado;
- se exige muitas informações do cliente;
- se redireciona o processo para outra página.
Se detectar que é preciso fazer mudanças, aposte no checkout transparente que mantém o cliente dentro do seu site, sem direcioná-lo para uma nova página.
Outra opção é o checkout sem a necessidade de fazer login e senha no sistema. O cliente pode simplesmente preencher direto na página seus dados pessoais (nome completo, CPF, endereço) e as informações de pagamento.
Se optar pelo tradicional login e senha, crie uma página de cadastro concisa e peça apenas as informações essenciais. A medida que o cliente avançar, ele acaba fornecendo os outros detalhes.
Mas fazê-lo “acelerar” no fechamento é crucial para a compra não virar um carrinho abandonado.
Na dúvida do que funciona melhor para os seus clientes, faça testes A/B para testar as opções e analisar qual performa melhor.
3. Tenha canais de atendimento eficientes
Muitas pessoas desistem de uma compra, pois não conseguem tirar suas dúvidas sobre o produto que seja mais específica.
Para não errar nesse ponto tão básico e sofrer com um monte de carrinho abandonado, tenha uma seção de perguntas frequentes na sua loja virtual.
Caso venda em um marketplace e não consiga personalizar uma página. Inclua na descrição do produto as respostas para as principais dúvidas dos clientes.
Além disso, crie canais de comunicação e tenha um responsável para acompanhá-lo como:
- um chat virtual para comunicação em tempo real;
- as perguntas do Mercado Livre (que viram um banco de referência para outros clientes);
- comentários e mensagens privadas nas redes sociais.
Quando o cliente se sente acolhido e é bem atendimento, mesmo sem a presença física, as chances de fechar a compra se tornam maiores.
4. Ofereça alguma vantagem
As vantagens são outra estratégia de venda que ajuda a recuperar o carrinho abandonado.
Para não oferecer apenas por oferecer um benefício, pesquise com os clientes o que faz eles abandonarem uma compra.
Use as redes sociais para ter uma visão geral e saber que tipo de vantagem é mais atrativa e determinante.
Depois analise quais são opções possíveis e quando elas podem ser aplicadas. Afinal, o objetivo é fazer a venda e não levar prejuízo, certo?
A opção mais atrativa é o frete grátis, mas oferecer um brinde ou um cupom de desconto para a próxima compra também pode funcionar.
5. Crie campanhas de remarketing
O remarketing é uma estratégia de venda muito útil para a recuperação de carrinho abandonado. São campanhas de anúncio pagas, direcionadas exclusivamente para os clientes que desistiram de compras.
As campanhas de remarketing podem ser feitas via e-mail marketing e também pelas redes sociais. Com as informações dos clientes, é possível configurar mensagens que irão impactá-los e chamar sua atenção para o carrinho abandonado.
É possível criar uma abordagem que aciona o cliente logo após a compra ser abandonada ou que espera o período médio de retorno espontâneo e só depois faz o disparo.
Gostou das dicas de carrinho abandonado?
As estratégias de venda para recuperação de carrinho carrinho abandonado podem trazer excelentes resultados para o seu negócio.
Além disso, pode indicar a necessidade de investimento na parte técnica para melhorar a experiência do cliente.
Precisa de suporte para conseguir capital, sem pagar juros altíssimos? A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 24 horas.
Solicite uma proposta e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.
Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.
Saiba mais no site da GYRA+.