Entenda a diferença entre banco digital e banking as a service

A tecnologia tem modificado as tendências do mundo financeiro. Foi por meio dela que surgiu o banco digital e o banking as a service. De acordo com uma pesquisa da Finder, realizada em 2022, o Brasil é o país com mais contas em bancos digitais no mundo, com 43% dos brasileiros como titulares de uma conta.

No entanto, muitos confundem os serviços de um banco digital e banking as a service. Nem toda instituição que oferece serviços bancários e financeiros é, de fato, um banco. Logo, é importante conhecer essa diferença para que possa avaliar qual instituição é mais adequada para você ou para o seu negócio.

É por isso que, neste artigo, você vai aprender o que é banco digital, o que é bank as a service e, ainda, vai descobrir quais são as diferenças entre os dois e as vantagens de cada um. Basta seguir com a leitura!

O que é banco digital?

O banco digital é uma instituição  que conta com a digitalização dos processos financeiros. Ou seja, os serviços são os mesmos de um banco tradicional, mas as operações acontecem digitalmente, por meio da internet.

No caso dos bancos digitais, não existe uma agência física e nem funcionários presenciais para te auxiliar. Todos os processos feitos por um banco são realizados de modo online, em sua grande maioria, por meio de aplicativos ou sites.

Com isso, a abertura e o fechamento de contas, os pagamentos, as transferências e a solicitação de qualquer serviço acontecem via internet.

Conheça a seguir as vantagens do banco digital para o cliente.

Vantagens do banco digital

  • Praticidade: você não precisa sair de casa para realizar operações, pagar contas ou acessar qualquer serviço.
  • Facilidade: há um grande investimento na disponibilidade e rapidez dos serviços, bem como o oferecimento de interfaces intuitivas para realizar as operações bancárias.
  • Menores taxas e serviços mais baratos: como não há gastos com estabelecimentos físicos e funcionários presenciais, é possível diminuir os gastos totais, resultando em taxas mais baixas e, ainda, serviços mais acessíveis.

Agora, chegou o momento de aprender o que é bank as a service. Veja a seguir!

O que é bank as a service?

Bank as a service ou BaaS é a definição de uma instituição que não é um banco, mas proporciona serviços bancários para seus clientes. Esses serviços podem ser desde abertura de contas e pagamentos até o oferecimento de crédito.

Desse modo, diversos tipos de empresas, dos mais variados segmentos, podem oferecer esses serviços aos seus clientes sem precisar levar o selo de um banco. São exemplos os serviços de pagamento online e os cartões de crédito das lojas de varejo.

O objetivo principal do banking as a service é ter produtos financeiros customizados com a identidade da empresa, mantendo os clientes próximos e utilizando seus produtos.

Veja adiante as vantagens do banking as a service para o cliente.

Vantagens do banking as a service

  • Democratização do acesso aos serviços bancários: a popularização desses serviços gera um maior alcance para pessoas que teriam dificuldade no acesso a um banco tradicional.
  • Redução de custos para o cliente: as operações digitais com essa tecnologia não exigem taxas altas para o uso de suas funcionalidades.
  • Serviços personalizados: a empresa pode escolher quais são os serviços e produtos mais adequados para seu público, o que aproxima o cliente e diminui ainda mais os gastos.

E, agora que você já sabe o que é banco digital e o que é banking as a service, fica mais fácil compreender qual a distinção entre eles, não é mesmo? Para complementar, confira 3 diferenças entre os dois.

3 diferenças entre banco digital e banking as a service

As principais diferenças entre banco digital e banking as a service estão na natureza das instituições, na quantidade de serviços que são oferecidos e nos objetivos. Logo adiante, veja cada diferença mais detalhadamente.

Tipos de instituições

A diferença mais clara está no tipo de instituições. Afinal, um banco digital é um banco, enquanto que uma instituição que oferece o banking as a service para os seus clientes não é um banco e pode ser uma empresa de qualquer segmento.

Serviços oferecidos

Outra diferença está nos serviços oferecidos. Alguns deles podem ser parecidos, mas enquanto nos bancos há um portfólio maior, no banking as a service existe uma quantidade menor e mais personalizada para o tipo de público que essas empresas atendem.

Objetivos

Por fim, os objetivos de cada um são distintos. Um dos objetivos de um banco, seja ele digital ou não, é o oferecimento de seus produtos e serviços visando ao lucro. Já para as empresas que utilizam o banking as a service, um dos objetivos principais é a fidelização e a aproximação do cliente.

É importante destacar que banco digital e banking as a service não são conflitantes ou concorrentes. Na verdade, ambos contribuem para a variedade de produtos e serviços dentro do mercado financeiro, sendo que os beneficiários são os consumidores, os quais podem contar com a diversidade disponível.

Chegou a hora de escolher entre banco digital e banking as a service!

Em resumo, enquanto o banco digital é uma instituição mais completa na hora de entregar serviços financeiros, as instituições que possuem o banking as a service não são bancos, mas sim empresas que oferecem serviços bancários, de acordo com o perfil do cliente.

E, agora que você já sabe as diferenças entre banco digital e banking as a service, chegou a hora de analisar tudo o que você aprendeu neste artigo para tomar sua decisão: qual é mais indicado para você?

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