Avaliação de produtos: saiba como ela pode aumentar suas vendas!
Você já deve ter recebido algum e-mail, logo após realizar uma compra, pedindo que você faça a avaliação do produto que comprou.
Você, como um consumidor, talvez nem tenha dado muito valor, mas saiba que para um e-commerce, essa avaliação de produtos pode fazer a diferença na hora de vender.
Uma pesquisa sobre a importância da avaliação de produtos, descobriu que 74% dos entrevistados acham importante ou muito importante. Enquanto apenas 4,8% acham que a avaliação de produtos é pouco ou sem importância.
Um outro dado interessante também é que 85,57% dos participantes afirmaram que lêem as avaliações com frequência ou muita frequência antes de comprar online. Entre estes participantes, 83,65% deles afirmaram que fazem comparações entre as críticas positivas e negativas.
Ainda não está convencido?
Um estudo mais recente, de 2019, dessa vez no Brasil, sobre a qualidade do e-commerce, apontou que o atributo mais importante para o consumidor, dentro de uma página de produto são as avaliações!
Como você pode ver, este não é um assunto que deve passar despercebido aos gestores de e-commerce.
Portanto, vamos aprofundar um pouco mais em como a avaliação de produtos pode ajudar sua loja virtual.
Como a avaliação de produtos pode ajudar a aumentar suas vendas
A avaliação de produtos em lojas virtuais funciona de forma parecida com aquela opinião que pedimos ao vendedor de uma loja em uma compra física.
Antigamente, muitas pessoas deixavam de comprar na internet por confiar nos vendedores das lojas a opinião de qual produto elas deveriam levar. A palavra daquele profissional ajudava na tomada de decisão do cliente que se via em dúvidas em meio às diversas opções de produtos que o mercado dispõe.
As avaliações em lojas virtuais cumprem um papel parecido. Com uma importante diferença positiva: quem está dando opinião não é quem quer te vender, e sim outros usuários como você. Usuários estes que já utilizaram os produtos e podem dar uma opinião mais parcial.
Mas aí você pode pensar: “ah mas isso pode atrapalhar as vendas de um produto caso ele receba muitas avaliações negativas”
Não tenha medo disso! Se o seu produto receber muitas notas negativas, o problema não será o sistema de avaliação de produtos, mas sim o produto. Encare as avaliações como uma crítica construtiva para você melhorar o produto, caso ele seja feito por você. Ou mesmo deixar trocá-lo por outro produto de melhor qualidade caso você seja apenas um revendedor.
As avaliações podem sempre ser usadas a seu favor. Seja nas avaliações positivas que influenciam novos compradores ou negativas que te mostram pontos de melhoria.
Leia também: Como avaliar um fornecedor: critérios de avaliação que você deve seguir
Principal forma de utilizar as avaliações a seu favor
Como os próprios números mostraram na pesquisa, uma das melhores formas de avaliação em lojas virtuais é fazer um paralelo entre a melhor nota positiva com a melhor nota negativa do produto.
Isso pode ser feito facilmente otimizando seu sistema de avaliações para que os leitores também possam “curtir” notas que lhe foram úteis.
Dessa forma os próprios consumidores ajudarão na seleção das melhores avaliações daquele produto. Tanto avaliação positiva quanto negativa.
Com essas seleções você poderá destacar a melhor avaliação positiva em comparação com a melhor avaliação negativa. Facilitando o trabalho do consumidor na busca por opiniões distintas.
Na imagem abaixo você vê um exemplo, tirado do site da Dell:
Leia mais: 7 indicadores de e-commerce para avaliar suas estratégias de vendas em loja on-line
Como colocar avaliação de produtos em minha loja virtual?
Colocar avaliação em lojas virtuais vai depender de alguns fatores como a plataforma onde seu e-commerce está situado ou mesmo o sistema que ele está.
Se você conta com o auxílio de um programador que é responsável pelo seu site, você pode pedir a ele que adicione esta funcionalidade.
Uma boa dica para ter um sistema confiável funcionando rapidamente, é a utilização de sites para avaliação de produtos. Sites especializados em auditar suas avaliações.
A utilização de avaliação de produtos de sites terceirizados, ajuda a garantir a confiança da informação em seu site.
Exemplo de utilização de avaliações
Vamos ver um exemplo de uso das avaliações no Mercado Livre.
Vamos acompanhar o trajeto de como avaliar o produto no Mercado Livre, por parte do consumidor.
É tudo bem simples mas precisa ser feito de forma automatizada. Poucos dias depois que o consumidor conclui sua compra, ou seja, comprou, pagou e recebeu o seu produto. Ele receberá um e-mail instruindo ele sobre como avaliar o produto no Mercado Livre.
Leia também: Como conseguir qualificação no Mercado Livre e destacar sua reputação no site
Dessa forma, o consumidor tem alguns dias com o produto para que ele tenha uma experiência de uso. E assim que possível ele poderá entrar diretamente na área de avaliação e deixar sua avaliação na loja virtual.
Fica garantido também que as opiniões recebidas no site, são de reais compradores daqueles produtos, e não qualquer usuário do site.
Leia também: Como saber se o site é seguro? 7 sinais para avaliar uma loja online
Uso de avaliações
O uso de avaliações não é um privilégio apenas de produtos. A avaliação de lojas virtuais também entra nas pesquisas dos clientes.
Seja para saber se aquela loja é confiável, ou mesmo para conhecer um pouco mais do que ele pode esperar ao realizar uma compra naquele site.
Para avaliação de lojas virtuais existem diversos sites.
Veja alguns exemplos de sites de avaliação de produtos e serviços
1 - Reclame Aqui
Este é um dos mais usados sites de avaliação de produtos, serviços e empresas no Brasil. As pessoas podem entrar no site do Reclame Aqui e fazer reclamações.
Então, abre-se uma espécie de cachando para a empresa criticada, que deve responder e solucionar o problema ou esclarecer o que está havendo.
Assim, as empresas são classificadas em um índice e recebem uma nota, conforme esta lista:
- Nota de 8 a 10 = ÓTIMO
- Nota de 7 a 7,9 = BOM
- Nota de 6 a 6,9 = REGULAR
- Nota de 5 a 5,9 = RUIM
- Nota abaixo de 5 = NÃO RECOMENDADA
Veja este exemplo de como pode ficar a nota da empresa, no caso, trata-se das Americanas Marketplace:
2 - Trustpilot
Outro site de avaliações de produtos, empresas e serviços bastante conhecido.
Por meio da plataforma Trustpilot sua empresa pode receber recomendações como estas:
3 - Foursquare
O Foursquare foi um dos mais importantes sites de recomendação de estabelecimentos e se você tem uma loja física além da virtual, pode ser de grande ajuda.
Veja sua tela de pesquisa de estabelecimentos:
4 - Yelp
O Yelp segue a mesma linha do Foursquare, mas se tornou mais relevante que esta plataforma, principalmente quando se trata de entrega de comida em casa.
Dê uma olhada como as páginas são parecidas:
5 - Tripadvisor
Não poderíamos deixar de falar do Tripadvisor, o mais usado site de recomendações quando o assunto é turismo. Assim, se você tem uma loja ou aplicativo para reserva de hotéis, passagens ou outros serviços e produtos relacionados com viagens, este é um ótimo lugar para ser recomendado.
Veja o formato das recomendações:
6 - Google Meu Negócio
Você cria um perfil gratuito da empresa na internet e por meio de diversos recursos pode interagir com seus clientes e receber recomendações de 1 a 5 estrelas, veja este exemplo:
7 - Guia Mais
Outro site de recomendações que não foge à regra e usa um layout muito similar aos demais. O Guia Mais também funciona no esquema de notas até cinco estrelas, dê uma olhada:
8 - Facebook
Manter a página de sua empresa nas redes sociais, como o Facebook, é de extrema importância, porque as pessoas costumam visitar as páginas em busca de informações sobre a qualidade de produtos, serviços e da marca como um todo.
Confira este exemplo de perfil de empresa no Facebook:
Como avaliar o produto no Mercado Livre
Para quem deseja avaliar produtos no mercado livre, essa tarefa é simples, mas é importante seguir duas etapas.
Depois de fazer login em sua conta no site, acesse “compras” e abra sua lista de compras.
Lá, existe uma opção “opinar sobre o vendedor”, clique nela e deixe um comentário sobre o vendedor ou sobre o produto, ele será exibido no perfil desse vendedor.
Você pode deixar várias informações e também dar uma nota baseada no número de israelitas, até 5.
Este vídeo traz mais detalhes de como avaliar o produto no Mercado Livre:
Leia também: Como divulgar minha loja virtual em 6 passos
Esteja atento a reputação de seu site, e saiba usar suas avaliações negativas como forma de melhorar os seus serviços e produtos.
Uma empresa que ouve seus clientes, demonstra não só que está comprometida com a qualidade de seus serviços, mas que também preza pelo bom relacionamento com eles.
Por falar em reputação, indicamos a leitura do artigo “Como funciona a nova reputação do Mercado Livre”.
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