7 Automações Indispensáveis para Gestão de Marketplaces

Imprimir etiquetas, emitir NFe, separar os produtos, enviar os pedidos e atualizar o estoque, são algumas das diversas tarefas que o vendedor de marketplace exerce diariamente.

Quando utilizam mais de um canal de vendas, esse trabalho torna-se mais complicado e extenso. As chances de ocorrerem erros durante esses processos operacionais são constantes, causando perda de tempo e prejuízos financeiros. 

Automatizar alguns processos é indispensável para melhorar a gestão e evoluir a empresa, pois, além de evitar falhas humanas, seu trabalho ficará mais rápido e seguro. Confira 7 automações indispensáveis para gestão em marketplaces que lhe ajudarão a gerenciar melhor e vender mais.

Captura de pedidos aprovados automaticamente

Seria difícil mensurar o tempo gasto diariamente para abrir todos os marketplaces que você vende e localizar seus pedidos recebidos. Imagine ter que repetir esse processo todos os dias nos diversos canais de vendas, a cada pedido novo que chegar.

A captura automática dos seus pedidos aprovados é uma das principais automações que você precisa utilizar em sua rotina. Essa é uma das funções básicas que demonstram a importância de um HUB. O HUB fica responsável por identificar e confirmar o pagamento, evitando que sua equipe perca tempo com análises desnecessárias.

E-mails Transacionais

E-mails transacionais são as mensagens enviadas aos clientes momentos após a compra realizada por eles. Geralmente contêm informações sobre o pedido, como pagamento aprovado, pedido em separação e pedido enviado, por exemplo. 

Essas mensagens são muito esperadas pelo comprador, então possuem uma alta taxa de abertura e até mesmo de interação. Com uma rotina de alto número de vendas, fica cada vez mais inviável enviar os e-mails transacionais manualmente. 

Automatizando o envio dessas mensagens, você poupa um colaborador desta tarefa, economiza tempo e diminui as reclamações.

É recomendável que você consiga associar o envio de e-mails transacionais ao status do pedido no seu sistema. Dessa forma, independentemente da maneira como sua gestão funciona, o comprador receberá informações sobre o andamento do pedido, esteja ele em separação, em reposição de estoque ou aguardando retirada da transportadora. 

Envio de dados fiscais

Muitos marketplaces só liberam a etiqueta de envio após receberem os dados fiscais. Como você lida com esse esse envio? Essa é uma das tarefas mais trabalhosas na rotina de um lojista que não têm automação. 

A automação nesse  caso se dá em dois momentos. Primeiro, ela resgata os dados fiscais do seu ERP, ou seja, o número  e a chave da nota. Segundo, de posse desses dados, ela envia essas informações para o marketplace de origem do pedido. Dessa forma, sua equipe seria poupada de realizar manualmente esses processos, eliminando a chance de erros humanos e agilizando o despacho do pedido.

Controle de Estoque

O Controle de Estoque é uma das funções mais indispensáveis dentro de uma operação de vendas em marketplaces. Se seu estoque não está atualizado, você corre riscos como vender produtos que não possui mais e ter anúncios pausados mesmo possuindo estoque do produto. 

Em qualquer situação, a falta de controle de estoque é prejudicial à sua empresa e pode lhe causar grandes prejuízos. Além disso, o estoque compõe seu capital de giro e qualquer problema com ele pode afetar seu fluxo de caixa

Por conta disso, automatizar o controle de estoque irá deixar seu trabalho mais fácil, rápido e seguro. A automação do controle de estoque deverá te avisar sobre produtos que esgotarão em breve, pausar anúncios onde o produto já está esgotado, além de descontar e repor o estoque dos produtos em todos os marketplaces que você vende.

Automatizar o controle de estoque é uma necessidade para qualquer vendedor que pretende expandir suas vendas. 

Impressão de etiqueta

Enquanto a expedição se ocupa com a separação e embalagem dos pedidos recebidos, suas etiquetas são impressas automaticamente pelo HUB. Você cuida do operacional e o sistema cuida de toda automação, levando um enorme diferencial para a suas vendas.

Além de ser indispensável a automação para impressão de etiquetas, também é importante possuir uma impressora específica para esse procedimento. Etiquetas impressas sem a necessidade de um colaborador e com a qualidade necessária para leitura, seus pedidos serão enviados e, consequentemente, entregues mais rápido.  

Acompanhamento de rastreamento

A automação para acompanhar os rastreamentos é outra função básica que você deve sempre buscar. Essa automação deve analisar se o código de rastreio já consta no sistema da transportadora e comunicar os clientes sobre as alterações do status de entrega.

Possuir essa automação é uma grande dica para evitar reclamações. O comprador normalmente estará ansioso pela entrega e existe uma grande probabilidade de abrir reclamações caso não receba informações sobre seu pedido. 

Além disso, vários marketplaces só repassam o valor ao vendedor após a confirmação de pedido entregue. 

Confirmação de pedido entregue

Como alguns marketplaces cobram a confirmação de que o pedido foi entregue para realizarem a liberação do pagamento aos lojistas, ter essa confirmação de maneira automática é uma grande vantagem para o vendedor.

Além de comunicar o marketplace sobre a entrega o pedido, essa prática ajuda o cliente a identificar possíveis erros de entrega mais rapidamente. 

Essas são algumas das diversas automações que são indispensáveis para uma boa gestão em marketplace. No geral, elas te auxiliam a eliminar erros operacionais, agilizar sua gestão e, além disso, te auxiliar a vender mais. 

Sua empresa está preparada para uma gestão ágil e segura? Você utiliza essas automações no seu dia a dia? Busque ajuda com seu sistema para automatizar o máximo de processos possíveis. Você estará evoluindo sua gestão e levando sua empresa ao sucesso. 

Sua empresa está preparada para uma gestão ágil e segura? Você utiliza essas automações no seu dia a dia? Busque ajuda com seu sistema para automatizar o máximo de processos possíveis. Você estará evoluindo sua gestão e levando sua empresa ao sucesso. Na Venda.la, essas e muitas outras automações são desenvolvidas pensando em facilitar o dia a dia do vendedor. Se você ainda não está com sua gestão automatizada, conheça algumas vantagens da Venda.la e esteja preparado para o competitivo cenários dos marketplaces.