API de consulta de CNPJ e CPF: por que usar na sua empresa?
API é a sigla para Application Program Interface, em português, Interface do Programa de Aplicação. Trata-se de um conjunto de padrões e instruções de programação que possibilita duas, ou mais, aplicações diferentes se conectarem e automatizarem tarefas.
Partindo desse princípio, uma API de consulta de CNPJ e/ou CPF é uma interface que permite a comunicação entre outros pontos, por exemplo, o site da sua empresa e um banco de dados que possibilita a consulta a esses documentos.
Mas por que utilizar uma API de consulta de CNPJ pode ser interessante para o seu negócio? Bem, os motivos são inúmeros.
Um deles é que consultar e analisar dados cadastrais de potenciais clientes ou parceiros, antes de fechar uma venda ou um negócio, diminui os riscos de a sua empresa ser vítima de fraudes.
Quais seriam as demais vantagens da utilização dessa ferramenta? Confira, neste artigo, como funciona uma API de consulta de CNPJ ou CPF e todos os benefícios para a sua empresa.
Como funciona uma API de consulta de CNPJ e CPF?
O funcionamento de uma API de consulta de CNPJ ou CPF consiste em permitir que dois ou mais pontos, com linguagens de informática iguais ou não, se comuniquem e autorizem tarefas entre si.
Basicamente, é como se o sistema da Receita Federal, e de outros órgãos competentes, passassem a integrar a plataforma utilizada pela sua empresa.
A ideia com o uso da API de consulta de CNPJ, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, e de consulta de CPF, Cadastro de Pessoas Físicas, é facilitar a execução dessa atividade, otimizando o tempo gasto nesse processo.
Isso quer dizer que, ao invés de ter que acessar o site oficial ou um sistema próprio para essa finalidade, toda a tarefa de consulta de dados cadastrais pode ser realizada no próprio sistema que você já utiliza no seu negócio.
Além disso, muitas APIs de consulta de CNPJ e CPF permitem a verificação de diversos números simultaneamente. Trabalhando dessa forma, você e a sua equipe ganham muito mais agilidade e aumentam a produtividade.
Quais os benefícios de usar uma API de consulta de CNPJ e CPF?
Neste ponto, você deve estar se perguntando: “Por que devo usar uma API de consulta de CNPJ e CPF na minha empresa?”
A proposta de uma ferramenta como essa é contribuir para que você e a sua equipe verifiquem de maneira mais rápida e precisa a situação cadastral de clientes e possíveis parceiros de negócios.
Por exemplo, em vendas B2B, ou mesmo na avaliação de fornecedores para contratação, é bem importante fazer a consulta do status do CNPJ da empresa com a qual pretende fechar negócio.
Não são raros os casos em que, pessoas de má-fé, usam dados de empresas que não existem mais para adquirir bens ou para simular que são prestadores de serviços e, assim, receberem pagamentos por atividades que, na verdade, não vão prestar.
Mas ao consultar o CNPJ de uma empresa você consegue verificar se ela está ativa ou não, bem como conferir os dados cadastrais, incluindo o nome do responsável, endereço onde está instalada, telefone de contato, entre outras informações.
O mesmo princípio vale para a consulta de CPFs. Ao fazer uma pesquisa junto aos órgãos competentes, você consegue verificar se aquele documento ainda está ativo ou não.
Infelizmente, muitos fraudadores usam dados de pessoas já falecidas, por exemplo, para realizar compras, empréstimos e outros negócios.
Uma vez feito isso, a sua empresa não tem de quem cobrar, o que pode resultar em significativas perdas financeiras.
Assim, se formos listar todos os benefícios do uso de uma API de consulta de CNPJ e CPF, temos as seguintes vantagens:
- automatização do processo de consulta a esses documentos;
- redução do tempo gastos nessa tarefa;
- aumento da produtividade do seu time;
- acesso facilitado ao banco de dados de diversos órgãos, tais como Receita Federal e Sefaz;
- possibilidade de integração ao sistema que a sua empresa já utiliza, dispensando a necessidade de gastos com o desenvolvimento de uma ferramenta similar;
- maior segurança nas negociações;
- diminuição das chances de ser vítima de fraudes e golpes financeiros;
- diminuição das taxas de inadimplência;
- análise mais precisa do perfil dos clientes, fornecedores e futuros parceiros de negócios.
O que considerar na hora de escolher uma API de consulta de dados cadastrais?
Um dos primeiros pontos que você deve considerar na hora de escolher uma API de consulta de dados cadastrais é a facilidade de integração.
Isso quer dizer que a ferramenta escolhida precisa se integrar ao sistema já utilizado pela sua empresa sem qualquer problema, e em pouco tempo.
Outro ponto é conferir as funcionalidades que fazem parte da API. Por exemplo, a solução permite consultar apenas CNPJ, apenas CPF, ou é possível verificar esses dois tipos de documentos?
Você e seu time vão conseguir pesquisar vários números de documentos ao mesmo tempo, ou a ferramenta permite somente uma consulta por vez?
Todos esses detalhes são bem importantes, pois farão bastante diferença no seu dia a dia e na rotina do seu negócio.
Não deixe de considerar também as funcionalidades extras, tais como geração e validação de CNPJ e CPF para serem utilizados em testes e, porque não, consulta a notas fiscais eletrônicas.
Sabia que há empresas que fornecem API de consulta de CNPJ e CPF gratuitamente? É o caso do Consulta.guru, suíte de consulta de dados da NFE.io, empresa de sistema gerenciador de nota fiscal eletrônica.
O Consulta.guru permite a verificação de CNPJ, CPF, endereços (integrado aos Correios) e notas fiscais, além da geração de números de CNPJs e CPFs para testes em sites e plataformas online.
A API para consulta de dados cadastrais do Consulta.guru foi desenvolvida para que a integração ao sistema da sua empresa seja realizada de maneira fácil e rápida — tempo estimado de até 2 horas.
Evite transtornos e reduza os riscos de fraudes. Faça a consulta dos documentos dos seus potenciais clientes e fornecedores antes de fechar negócios e vendas.
Este artigo foi escrito por Gabriel Marquez, empreendedor e fundador da NFE.io.