A importância das redes sociais para a empresa: entenda as vantagens de usar esses canais

16 de Mar de 2022

A importância das redes sociais para a empresa é inquestionável. Cada vez mais pessoas procuram a internet em busca de conteúdo de qualidade, entretenimento e até mesmo relação com as marcas das quais consomem. Para se ter uma ideia, a pesquisa da Opinion Box indicou que 83% dos usuários do Instagram seguem alguma empresa ou marca.

Em contrapartida, as empresas buscam acompanhar e aproveitar esse crescimento, em busca de novas oportunidades de negócios.

As redes sociais são um excelente canal para as empresas desenvolverem estratégias de marketing digital e alcançarem um bom posicionamento junto ao seu público.

Com o avanço da tecnologia e uma maior facilidade de acesso à internet, os hábitos do consumidor 5.0 se tornaram quase inteiramente digitais.

Atualmente, uma enorme parte da população, independente da faixa etária, usa a internet para fazer suas compras e atividades pessoais.

É importante lembrar que o Brasil está entre um dos países com maior número de usuários ativos na internet.

70% dos usuários na internet no Brasil são usuários de redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, Tic Tok, Linkedin e outras.

E é exatamente aí que entra a importância das redes sociais para a empresa. Afinal, é indispensável que as marcas atuem onde seus clientes, ou potenciais clientes, estejam.

Qual a importância das redes sociais para as empresas?

Não tem como negar a importância das redes sociais para a empresa. Uma empresa que não esteja inserida dentro desses canais deixa de se relacionar com seus clientes em um importante canal e corre o risco de perder espaço no mercado.

No dia a dia corporativo, as redes sociais são uma importante ferramenta de trabalho.

Seja na divulgação de seus produtos ou serviços, seja na interação, engajamento e fortalecimento da marca com seus clientes e até mesmo para recrutamento e seleção de colaboradores.

As redes sociais atuam em diferentes frentes permitindo às organizações:

  • aumentar a visibilidade,
  • estreitar o relacionamento,
  • oferecer atendimento ao cliente,
  • realizar vendas.

Para que tudo isso aconteça, uma boa estratégia de marketing e um conteúdo de qualidade nas redes sociais devem ser criadas. Elas farão com que aumente a visibilidade de sua empresa, aumente as conversões e ainda ajudarão na fidelização do cliente!

Para que isso aconteça, é necessário um planejamento estratégico, investimento adequado e acompanhamento dos resultados.

Confira, a seguir, alguns pontos que reforçam a importância das redes sociais para as empresas.

Visibilidade e fortalecimento da marca

Uma presença ativa nas redes sociais é fundamental para aumentar a visibilidade (fazer com que alcance mais pessoas) e para que os usuários reconheçam e se conectem com sua marca.

Relacionamento com o consumidor

As redes sociais possibilitam um maior relacionamento da empresa com seu público alvo.

Manter uma comunicação de forma ágil e personalizada é uma das formas de construir um relacionamento efetivo com o cliente.

Estar presente no dia-a-dia do consumidor, responder comentários, conhecer sua opinião e identificar necessidades, fará toda a diferença, construindo sua relação de proximidade.

Posicionamento

A forma como a empresa se relaciona com os clientes e como se posiciona diante de assuntos diversos, influencia na forma como o consumidor final a vê e se identifica.

É sempre bom manter uma boa imagem, alinhada aos valores da organização.

Engajamento e satisfação do cliente

Tão importante quanto conquistar novos consumidores é manter satisfeita sua carteira de clientes. São eles que irão divulgar sua marca compartilhando, marcando com emojis, curtidas e comentários positivos.

Em caso de algum comentário negativo, é importante resolver o problema do cliente o mais rápido possível de forma que o mesmo veja o quanto é relevante para a empresa.

Nesse caso, o comentário negativo se reverterá em positivo para o cliente e todos os outros possíveis consumidores.

Vantagens de usar as redes sociais

Vejamos abaixo algumas outras vantagens de usar as redes sociais  dentro da sua empresa. Confira.

Baixo custo das campanhas

Além da rapidez de alcance, não é necessário um alto investimento se comparado aos outros meios tradicionais de comunicação.

Diversas possibilidades de conteúdos

Sua empresa pode utilizar diferentes tipos de conteúdo como imagens, textos, posts  e vídeos.

Facilidade de mensuração

Sua empresa consegue mensurar, de maneira fácil e objetiva, as reações do usuário, podendo então planejar novas ações, se necessário.

Direcionamento para o site da empresa

As redes sociais funcionam como uma porta de entrada para o site da empresa, onde o provável cliente encontrará todas as informações necessárias e podendo então, ser convertido em venda.

Segmentação de anúncios

Nas redes sociais, sua empresa consegue fazer uma segmentação de acordo com seus interesses e com as etapas do funil de vendas.

Você pode direcionar seus anúncios para um público específico, levando em consideração, por exemplo:

  • idade,
  • localização,
  • gênero,
  • interesses.

Leia também: Como fazer anúncios de produtos na internet? Passo a Passo

Como usar as redes sociais de forma positiva?

Se você quer aumentar as vendas com marketing digital, vamos dar algumas dicas para que você alcance seu objetivo.

1. Conhecer seu público alvo

Que tipo de cliente sua empresa quer atingir? Definindo isso, será bem mais fácil direcionar seu produto a quem realmente deseja ou necessita dele. Crie suas personas definindo o perfil de cliente ideal.

2. Qualidade do conteúdo

Trabalhe com um conteúdo de qualidade, com informações interessantes e inerentes a seu produto.

3. Convide as pessoas para conhecerem suas redes sociais

Divulgue sua empresa e os produtos que ela oferece. Convide os amigos e peça que eles compartilhem com os amigos deles. Faça assim uma rede.

4. Poste conteúdo regularmente

Manter uma regularidade nas postagens é importante para que seu cliente mantenha-se sempre atualizado e ligado à sua página.

5. Impulsione suas publicações

Às vezes, é interessante fazer publicações por meio de anúncios pagos. Eles devem ser direcionados ao seu público alvo.

6. Conecte-se com seus clientes

É a melhor forma de propaganda. Um cliente satisfeito indica sua empresa. Mantenha seus clientes informados e tire suas dúvidas com presteza.

Lembre-se que a importância das redes sociais para a empresa é enorme, porém, é preciso que as organizações estejam atentas, ouvindo, interagindo e dando o retorno necessário a seus clientes.

Mas, atenção! As redes sociais precisam de monitoramento, acompanhamento e investimento.

Se a sua empresa está precisando de capital de giro para investir em áreas como o marketing, conte com a GYRA+.

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 24 horas. Acesse o site da GYRA+, faça uma simulação e converse com nossa equipe que vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Combinamos Análise de Crédito Tradicional e High-Tech: Trazemos Insights, Tendências e Soluções para Diferentes Setores